Curiosidades

Existe uma maneira correta de descartar o óleo de cozinha e as pilhas usadas?

Existe uma maneira correta de descartar o óleo de cozinha e as pilhas usadas?
Esse texto foi útil para você?

Existe SIM. Esses dois produtos podem ser reciclados: o óleo para virar sabão e as pilhas para serem transformadas em metais reutilizáveis. Por isso, não é recomendado joga-los direto no lixo. É claro que os governantes têm a responsabilidade de criar locais apropriados – como bons aterros sanitários – para receber todo lixo produzido. Mas a gente também pode (e deve) ajudar. Com isso, pesquisei algumas dicas indispensáveis para mostrar um jeito ideal de jogar fora esses dois dejetos que normalmente nos deixam de cabeça quente:

Pilhas e baterias:

Possuem materiais pesados, como mercúrio, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. A lei ambiental permite que pilhas comuns sejam jogadas no lixo. Pilhas e baterias que podem nos causar danos a saúde têm um símbolo especial na embalagem. Essas nunca podem ir para o lixo e devem ser devolvidas no local de compra do produto que as utiliza. Mas o ideal é reciclar todo tipo de pilha. Junte-as em casa e depois deposite-as em postos de coleta – que existem em várias lojas.


MEIO_A~1

Pilhas e baterias possuem materiais pesados, como mercúrio, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Sem-Título-1

Junte as pilhas em casa e depois deposite-as em postos de coleta – que existem em várias lojas.

Óleo de cozinha:

O óleo jogado no lixão pode impermeabilizar o solo e contaminar a água de lençóis freáticos. Já o óleo jogado no ralo da pia causa outro transtorno: a gordura se solidifica nos canos. A melhor solução é a reciclagem, pois o óleo usado pode se transformar em sabão. Espere o óleo esfriar e depois coloque-o dentro de garrafas de refri do tipo pet. O duro, mais uma vez, é encontrar quem recolha o produto… Há ONGs, como o Instituto Triângulo (triangulo.org.br), que coletam o material. Se não achar nenhuma, coloque as pet com o óleo usado no lixo reciclável.

20140327094754_321

O óleo jogado no lixão pode impermeabilizar o solo e contaminar a água de lençóis freáticos.

No Portal eCycle você podem saber tudo sobre descarte de qualquer tipo de material. Inclusive pode saber onde tem um descarte próximo a sua casa! Vale a pena..

Comentários

Novidades

Topo