Curiosidades

Como se forma o xixi no nosso corpo?

1. Quando bebemos água, ela passa pelo esôfago, estômago, é absorvido pelas paredes do intestino delgado e daí segue pela corrente sanguínea até chegar aos rins. Nossos rins (temos dois) é formado por cerca de 1 milhão de unidades filtradoras, os néfrons. É ali que o xixi é produzido

2. O sangue entra nos néfrons e sofre a primeira filtragem. Boa parte da porção líquida do sangue, o plasma, extravasa pelos vasinhos, formando o filtrado glomerular, uma espécie de “pré-xixi”. O sangue purificado volta para o organismo, enquanto o “pré-xixi” se acumula na cápsula de Bowman, um reservatório.

3. O “pré-xixi” tem resíduos do organismo mas também substâncias úteis, como glicose, aminoácidos e sais minerais. À medida que ele flui pelos capilares do néfron, essas substâncias são reabsorvidas pelo organismo. O “pré-xixi” para o ducto coletor, o último segmento do néfron, onde parte da água pode ser absorvida e retornar ao sangue. A quantidade de água absorvida depende do nível de hidratação do corpo: quanto mais água bebemos, menor a absorção e mais diluída será a urina.




xixi-sal

Quando bebemos água, ela passa pelo esôfago, estômago, é absorvido pelas paredes do intestino delgado e daí segue pela corrente sanguínea até chegar aos rins.

4. O xixi finalmente está pronto e segue para a bexiga pelos ureteres. Sua cor amarelada é resultado da presença de pigmentos urinários, como o urocromo e a urobilina, secretados pelo fígado. 300 ml já são suficientes para pressionar os nervos que a envolvem e gerar a vontade de “tirar a água do joelho”



5. Quando o cérebro é avisado pelos nervos da bexiga de que o tanque está cheio, um comando é despachado para o esfíncter interno, um anel muscular na saída da bexiga. Ele se abre, a bexiga se contrai e a urina segue. Mas, para o xixi ser liberado, o esfíncter externo, também precisa se abrir. Mas esse esfíncter só é aberto quando queremos. Por isso é que não molhamos as calças no caminho do banheiro.

O processo de formação da urina dura cerca de uma hora, cada vez que vamos ao banheiro fazemos, em média, 300 ml de xixi – pouco menos de uma latinha de refrigerante!



8 comentários

8 Comments

  1. Anne

    em

    Super curioso!! Gostei!

  2. 😮 Adorei!

  3. JOTAPONTOMAURO

    em

    Quando pesquisei xixi no google foi o primeiro
    endereço com bases cientificas que encontrei.
    Peço que pesquise mais sobre esse líquido que
    nosso corpo elabora. Pois foi ele que salvou
    minha vida e gostaria de entender como.
    BEBO o meu xixi todos os dias e voltei aos 20
    anos de idade. Tinha 48 e diabético, cardíaco,
    hipertenço, obeso [170 kg], colesterol alto e sofrendo de profunda depreção. Tudo é passado, e sem remédio algum. Só bebendo todos os dias no mínimo 500 ml de minha pro-
    pria urina.
    Espero que tenhas curiosidade de pesquisar e coragem de divulgar.
    Um abraço.

  4. manotroll

    em

    ta ae por que beber a propria urina ajuda as pessoas ?

  5. Emanuel

    em

    Gosto muito do vosso trabalho

  6. ELOIZA

    em

    Gostaria de saber quais as consequências de estar a mais de uma semana com a glicose alterada(em média 500)pelo menos uma vez no dia?obrigada.

  7. dianna

    em

    :kiss: muito legal.

  8. lyorrana

    em

    gostei muito interessante
    isso são coisas que não sabia 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo