Como funciona e o que são os títulos necessários para um BIÓLOGO?

Uma grande dúvida das pessoas que gostariam de estudar Biologia é sobre a carreira de professor da área. Pois bem, acredito que com o post de hoje muita gente vai tirar as dúvidas quanto a isso, não só para os aspirantes a biólogos, como também para professores de outras áreas na qual a carreira basicamente passa pelas mesmas etapas.

Bem, existem basicamente três títulos (ou graus acadêmicos, como queira): MESTRE, DOUTOR (conhecido como Ph.D. em alguns países) e LIVRE-DOCENTE. Quem termina a graduação, mas quer continuar estudando, tem que escolher, primeiro, entre duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

A pós graduação latu-sensu não confere título acadêmico, mas, sim, o certificado de “especialista”. Em biologia, existem várias especializações no mercado. Por exemplo: quem gosta de trabalhar com sangue, células, exames clínicos, pode optar por fazer uma especialização em Análises Clínicas. No stricto sensu o pós-graduando desenvolve e defende uma tese sobre um tema bem específico e, depois de aprovado, recebe o título de mestre ou doutor (Normalmente as pessoas recebem primeiro o título de mestre e depois ingressam em um programa de doutorado).

Mas não acabou: Terminado o doutorado, o pesquisador-professor pode fazer um pós-doutorado, que também segue o modelo de desenvolvimento de tese, mas pode seguir uma pesquisa própria sem o auxílio de um orientador. Se aprovado, sobe ao grau de LIVRE-DOCENTE.

sonhar-estudando
Quem termina a graduação, mas quer continuar estudando, tem que escolher, primeiro, entre duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. Foto: Reprodução/meusonhar

Só para esclarecer: Normalmente, quando se termina uma graduação em Biologia, o Biólogo já se encontra apto a lecionar em escolas até o nível médio. Com o mestrado, além de escolas até ensino médio já é possível dar aulas em universidades e realizar pesquisas. No meu caso, estou concluindo o mestrado em Zoologia, além de lecionar, realizo pesquisas na área de Entomologia (insetos).

Para ser um Biólogo bem sucedido ($$) é preciso estudar muito: Trabalhar com pesquisas e publicar artigos com seus resultados, ir a congressos da sua área, fazer pós-graduações, ou seja, manter seu currículo no “TOP”. Assim, poderá conseguir um ótimo emprego através de concursos ou devido aos conhecimentos adquiridos, comprovados no currículo, claro!

biol
Para ser um Biólogo bem sucedido ($$) é preciso estudar muito: Trabalhar com pesquisas e publicar artigos com seus resultados, ir a congressos da sua área, fazer pós-graduações, ou seja, manter seu currículo no “TOP”. Foto: Reprodução/lavion