Curiosidades

Sabia que a margarida não é apenas uma flor?

Essa é minha flor preferida (ou seria minhas flores?)… A margarida, aquela com “miolinho” amarelo e lindas “pétalas” brancas! Aposto que a maioria das pessoas não sabem que a margarida, uma das flores mais populares de nossos jardins, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras, não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores?

Tente examinar a margarida aproximando-se bem dela. Você verá que há ali reunidas dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Mas não pense que elas crescem assim juntas apenas para que possamos admirar sua união.

Essas flores têm funções biológicas importantes quando unidas, como a de produzir néctar, atrair polinizadores, além de gerar e receber pólen. Para isso, se dividem para desempenhar essas diversas “tarefas”. Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen -, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen. Quando muitas flores estão assim reunidas, chamamos de inflorescência.




Tente examinar a margarida aproximando-se bem dela. Você verá que há ali reunidas dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Foto: Reprodução/torange



margarida--de-perto_6909_1920x1200

A margarida, assim como os crisântemos e girassóis, são uma reunião de pequenas flores que se desenvolvem de forma diferente!

———————————————————



17 comentários

17 Comments

  1. Anne

    em

    Essa eu não sabia. Super interessante! A minha flor preferida é Jasmin.

    P.S – Madonna e Jesus Luz juntos de novo: http://www.verdadesevariedades.blogspot.com

  2. Maria Angélica

    em

    Tem umas classificações assim, meio difíceis de entender, como o morango não ser uma só fruta, e o tomate não ser um legume.
    Você bem que podia postar isso pra gente, hein?

  3. Ruthinnha

    em

    Essa eu tmb não sabia,isso e muto esnteresante para mim .Que estudo Biologia.Uma otima informaçao para quem quer aprender.

  4. Guaracira

    em

    😀 Olá, sou apaixonada por plantas, arbustos, flores, árvores etc… E dessa eu não sabia, realmente é a minha flor preferida e por isso é especial.
    Amei fazer uma visitinha e já adicionei aos favoritos.
    Um abraço.
    Cira

  5. Olá Cira, uma gd coincidência pq a margarinha tb é minha flor preferida.
    AMOO!!! :love:

  6. Lara

    em

    🙂 Oie eu amo muito essa flores acho muito feminina

  7. Edméia Monteiro de Lima

    em

    Adorooo Margaridas….. gostaria de cultivá-las, pois assim, sempre teria-as por perto. Como fazer? Agradeço a vossa atenção.
    profa. Edméia

  8. erick

    em

    oi sou novo aqui mas achei esse site muito show 😀

  9. Amei sua explicação. Obrigado. Gosto muito de flores, e gostaria de plantar margaridas gigantes no Jardim. Não sei como fazer, mas se voce puder, ensina-me, por favor. Parabens por seu conhecimento, é maravilhoso a gente saber sobre as plantas, elas são maravilhosas e enfeitam nossa vida.

  10. Helaine Auxiliadora da Silveira Silva

    em

    Oi adorei este site! tenho margaridas no meu jardim, pois sao minhas flores prediletas…so que elas nao dao flores… poderia me ajudar, mim dando augumas dicas de como adubalas…. p/ poderem dar flores…bj

    • cristiane

      em

      oi vc pode entrar no site http://www.tocadoverde.com.br e ver lá todas as dicas que vc precisa, mas para elas florecerem melhor adube-as com adubos que contenham fósforo , exemplo o npk tem e neste site vc pode comprar o adubo pronto é seguro pode confiar na compra eu compro só de lá. elas ficam lindas e florecem bem rapido . e boa sorte com suas flores.

  11. Bom dia.
    Estava pesquisando em busca de informações sobre a margarida para postar junto com as fotos no flickr e encontrei o seu blog. Achei bem interessante e postei estas informações lá. Adoro margaridas e girassol.
    Parabéns pelo blog.:Kiss:

  12. Adorei sua aula sobre Margaridas e acrescentatrei no site Almanaque do Campo. Vocês ja conhecem esse site? É interativo e excelente para quem é ligado ao campo e a natureza!
    Aproveitem e participem!
    Abs

  13. Suzanna Cabral

    em

    Olá Karlla muitoooo legal sua idéia de dizer que a margarida não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores.
    Porém…isso que vc falou ‘Tente examinar a margarida aproximando-se bem dela’está meio sem lógica não acha?como vamos examinar uma flor se não nos aproximarmos dela?
    R:Claro que no Wikkipedia!

  14. adilson

    em

    a pouco mandei uma mensagem para você e esquecir de mandar meu blog: adilsonconectado.blogpot.com obrigado e até breve. xau

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo