Curiosidades

Por que ficamos com calos nas mãos e nos pés?

Por que ficamos com calos nas mãos e nos pés?
5 (100%) 1 vote

” Tenho muitos calos nas mãos, por causa da academia, queria saber por que eles se desenvolvem.” Artur Passos




Artur, os calos são uma reação de defesa da pele a traumatismos, pressão ou atritos constantes. Essa pressão ou atrito sobre uma região da pele, geralmente provoca uma isquemia do tecido, formando uma bolsa serosa superficial ou profunda que comprime o nervo causando dor e infecção. Por não haver suprimento sanguíneo no local (isquemia), ocorre a morte celular da camada da pele, originando os calos.

 Nas mãos os calos geralmente estão relacionados a atividades físicas que implicam atritos constantes no mesmo local, como segurar peso, escrever, carpir ou jogar tênis. Não costumam doer e tendem a desaparecer assim que o estímulo que o provocou deixa de existir. Nos pés, os calos também podem estar associados a saliências ósseas, quando a pele fica comprimida entre o osso e o sapato. Em alguns casos, essa compressão atinge terminações nervosas e provoca dor. Esses calos são mais difíceis de sumir do que o das mãos.



hands

O organismo reage à agressão aumentando a camada de pele no local, o que dá aquele aspecto duro e áspero, o calo!


13 comentários

13 Comments

  1. Anne

    em

    Quando uso muito a vassoura e o rôdo fico com calos nas mãos. Dói demais.
    Obrigada pela matéria. Interessante.

    Participe da enquete que escolherá o prêmio do primeiro sorteio do Verdades e Variedades.

    Abraço.

  2. Karlla Patrícia

    em

    Pois é Anne, eu tb tenho calos de vassoura e ainda tenho um de escrever nos dedos da mão direita! ^^ Pode deixar que vou passar lá pra votar!

  3. Gostei muito desse post, porque eu tb estou com um calo do dedo.
    Nem dói, só é um pouco feio e estranho… hehehe

    Tchau!

  4. anapaulacaldas

    em

    Boa noite,tenho calo nos pés mas aqueles que formam com osso do pé, fica saliente, já tentei tirar, o calo sai, mas o osso fica saltado. Como posso resolver isso? O que consultar? Vcs tem alguma idéia como posso resolver meu problema.

  5. Oi Ana Paula, se eu tiver entendido bem seu problema.. Não se trata exatamente de um calo,´e sim de um JOANETE: :straight: O joanete é a uma elevação (protuberância) que se forma no osso, geralmente no primeiro dedo do pé. Procure um médico, existem formas de resolver esse problema… dizem que isso dói muito.

  6. iuri

    em

    tem como tirar um calo ainda nao entendi obrigado!

  7. mari andrini

    em

    🙁 ola tenho calo nos dedo do pe doi muito o que fazer sera que um potologo da jeito ..chega ate lateja ….

  8. tatiana

    em

    🙂 que legual entrei no site para saber mais sobre calos e joanetes e encomtrei gostei muito das informaçoes ,so manicure .obrigada :kiss:

  9. Claudete Gonçalves

    em

    tenho um calo mole entre os dois ultimos dedos que se comprimem e formam no dedo menor uma saliencia que dói muito, chega a queimar, no inverno sofro muito pra usar calçados fechados e botas, o que devo fazer pra resolver este problema, o calo é mole chega a dar pra pegar entre os dedos da mão.

  10. crysiane

    em

    karlla, boa noite
    eu tenho um calo no dedo anelar da mão direita, bem ao lado da unha, minha mãe disse que é de tanto roer os cantos das unhas (não rôo as unhas e sim a carninha do canto das unhas), o que eu faço para remove-lo, é muito feio, esteticamente é horrivel tenho vergonha de pintar as unhas, para não chamar a atenção para minha mão, posso usar calicida ?
    oque faço?
    por favor me ajude!

  11. Rafael

    em

    Karlla, boa noite, vê se pode me ajudar … tenho um calo no meio do dedão, em cima da listra onde dobra o dedo, mais do lado externo, porque trabalho com decoração de porcelana e conforme pego as peças, essa parte do meu dedo entra em atrito varias vezes … quando coloco os dois dedos retos pra comparar é clara a elevação do calo.Por favor me ajudar por me incomoda muito!! kkk

  12. Joel Fortes Barbosa

    em

    Cara Karila:
    Tenho uma espécie de calosidade (acho que é calo mole) bem no vértice do encontro do quarto e quinto dedo (dedinho) do meu pé direito! Dói pra caramba! Inclusive, quando ponho sapatos, há uma irradiação dessa dor (uma espécie de queimação) para o 4º dedo (que não tem calosidade alguma)! Já passei pedra, já usei calicida (Curitibina) e nada! O que vc me recomenda? Agradeço muito a sua resposta.
    Joel

  13. Miranda

    em

    entao eu tenho um calo no dedo do meio (sou canhota e sempre que escrevo apoio a caneta neste dedo ) o calo doi muito quando escrevo ou apoio talheres ou qualquer coisa nele existe alguma forma de fazelo sumir?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo