O que causa as verrugas na pele?

“Queria saber por que algumas pessoas tem verrugas na pele. Ouvi dizer que é problema no sangue, mas que problema é esse?” (Cris-libélula)

Veja bem Cris, as verrugas não são problemas do sangue, elas são lesões causadas pela ação de um vírus: O papiloma vírus humano (HPV). Elas apenas podem aparecer no nosso corpo se tivermos contato direto com uma pessoa que tenha sido contaminada por esse vírus, e são mais de 80 tipos de papiloma vírus humano que causam essas lesões na pele!

Para entender como esses microrganismos formam as verrugas é preciso saber que a pele humana é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. E que as duas primeiras apresentam uma região em que se encaixam uma à outra. Pois bem: o papiloma vírus humano faz com que a porção da derme que se encaixa com a epiderme cresça para fora, formando as verrugas!

Quando alguma dessas lesões surge na nossa pele, é importante buscar logo tratamento. Senão, corremos o risco de ficar repletos de verrugas, porque, sem querer, podemos levar o papiloma vírus humano para outras partes do nosso corpo ao morder, coçar ou ferir as lesões que tivermos.

Tratar as verrugas, aliás, é algo simples: o médico pode aplicar um remédio para fazê-las cair ou fazer uma pequena cirurgia, com anestesia local, para queimar o tecido alterado pelo vírus e, dessa forma, curar a lesão.