Animais

Equidna: Mais um mamífero que bota ovos!

Equidna: Mais um mamífero que bota ovos!
Esse texto foi útil para você?

Hoje você vai tentar entender que nem tudo que aprendemos sobre as classes de animais pode ser seguidos ao pé da letra, por exemplo: O que é um mamífero para você? Qual a principal característica de uma ave? Como nascem os filhotes dos répteis? Conheça os EQUIDNAS,  animais muito estranhos, que apresentam uma mistura confusa de características de mamífero, ave e réptil. APROVEITE!

Os equidnas são Monotremados (só possuem um única abertura para todas as excreções) vive nas regiões da Nova Guiné e Austrália. O mais interessante nesse simpático bichinho é que vinte dias após a fecundação, os filhotes nascem de ovos depositados na bolsa formada por uma “prega” de pele no abdomen. Após cerca de 10 dias, os ovos chocam e os “bebês equidna” alimentam-se de leite materno, que sugam através dos poros da mamãe. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas do equidna não têm mamilos definidos. Eles ainda permacem na bolsa durante mais 2 meses até que nasçam os espinhos.


Ele é todo charmoso e tem muita personalidade, assemelha-se exteriormente a um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem crespa que servem como proteção. Os adultos têm um focinho alongado característico, do qual ele puxa as suas presas, e uma boca pequena sem dentes; em compensação, esses bichinhos espinhosos têm uma língua comprida e pegajosa, com a qual apanham as formigas e minhocas que são a sua principal fonte de alimento.

5819001093_032b8db7e0_b

Ele é todo charmoso e tem muita personalidade, assemelha-se exteriormente a um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem crespa que servem como proteção. Foto: Reprodução/zoologiageneralista

O equidna é um animal solitário e de hábitos noturnos. E eles não são nem um pouquinho bobos, pois quando se sentem em perigo, enrolam-se sobre si próprios para proteger a barriga com a parte espinhosa e podem também escavar um buraco com rapidez, conseguindo enterrar-se totalmente em pouco tempo. E vou te contar uma coisa: É difícil pegar esse bichinho quando ele tá assustado!

MAIS CURIOSIDADES SOBRE EQUIDNAS:
* O equidna está no verso da moeda de 5 cents da Austrália.
* Há um equidna na série de jogos Sonic the Hedgehog, chamado Knuckles, com pele vermelha, espinhos nas mãos.
* Por viver na Austrália, o equidna foi um dos mascotes da Olimpíada de Sidney 2000. O nome do mascote é Millie.

Echidna,_Exmouth

E eles não são nem um pouquinho bobos, pois quando se sentem em perigo, enrolam-se sobre si próprios para proteger a barriga com a parte espinhosa e podem também escavar um buraco com rapidez, conseguindo enterrar-se totalmente em pouco tempo. Foto: reprodução/wikipedia


Comentários

Novidades

Topo