Sua saúde

É verdade que tomar banho depois de comer faz mal?

“Comer e tomar banho imediatamente faz mal mesmo? Pode matar?” Karam-bola

O perigo em tomar banho após comer depende de vários fatores: (1) a quantidade de comida que foi ingerida, (2) se o banho é de imersão ou banho de chuveiro, (3) a temperatura da água e (4) a quantidade de exercício que será feita durante este banho.

Depois de uma refeição, a circulação sanguínea aumenta na região abdominal, ou seja, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão. Se comemos muito como uma feijoada caprichada, por exemplo, nosso organismo concentra mais sangue na região abdominal do que se  comermos uma saladinha. Assim, a quantidade de comida é muito importante para desencadear algum problema durante o banho.




A situação se complica quando o banho é de imersão (banheira, praia, piscina, rio), pois mergulhar o corpo na água vai desviar a circulação do sangue para as extremidades do corpo a fim de estabilizar a temperatura corporal e irrigar os músculos que, geralmente, estão em movimento e por isso necessitam de mais sangue ali. O banho de chuveiro geralmente não oferece muitos riscos, principalmente se for um banho a temperatura ambiente, ou ligeiramente morno. Nestes casos, a água corre pelo corpo e não exige que a circulação se concentre nas extremidades, até porque, ninguém fica se exercitando embaixo do chuveiro. No chuveiro, o corpo terá condições de conciliar suas funções durante a digestão.

 

Muita gente pensa que o banho de chuveiro frio após comer muito pode fazer mal, mas na verdade não é bem assim! O banho de chuveiro pode se tornar perigoso após uma refeição caso a água esteja muito quente. Ao entrar em contato com água muito quente, parte desse sangue que irrigava a região abdominal, desvia para a pele. Isso porque os vasos sanguíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar o organismo. Assim, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. Como consequência disso, o alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. E quanto mais comida ingerimos, mais demorada é a digestão! Pelas mesmas razões não se aconselhada o uso da sauna.



wikipedia, Mundo Estranho, HowStuffWorks

 

22 comentários

22 Comments

  1. Eu pensava o contrário: Ao tomar banho quente, eu achava que o estômago fica mais quentinho, então é digerido mais rápido. Já a água fria, eu pensava que deixava mais devagar.
    É que uma professora minha disse que qando bebemos liquidos gelados com comida, a temperatura abaixa alterando a digestão.

    Enfim, esse post tirou minha dúvida! =D

  2. jean

    em

    conheço pessoas que quando criança acabou de comer, e a comida estava muito quente, e ela acabou tendo convulções, entortou a boca,o braço direito e a perna, e não era derrame por esta pessoa ser criança e foi comprovado pelos médicos da época que foi por ter comido e deitado no açoalho molhado, fato que essa pessoa até hoje continua com as sequelas. eu por exemplo quando tinha 09 anos acabando de comer arroz feijão e moqueca de peixe, sai pra tomar banho de rio, voltei eplético e fiquei por muitos anos só sarei atraves de tratamento e muito tratamento, e foi fato comprovado que foi por ter tomado banho depois de ter igerido comida quente, e lembrando eu não nadei não, porque eu não sie nadar até hoje, e já tenho 30 para 31 anos.

    ja que não faz mal tomar banho depois de comer comidas quentes então o porque de tal acontecimentos sem dizer que conhecemos mais alguns outros casos.

  3. Patricia

    em

    Gostaria de saber se essa informação pode ser encontrada em algum artigo científico ou similar, pois preciso comprovar através de fontes científicas para trabalho escolar. Obrigada.

  4. Olha Patrícia, realmente não tenho como te indicar um artigo científico, até pq minha área de atuação é o zoologia, principalmente insetos. Mas acredito que essa informação possa ser encontrada com sustentação científica em um bom livro de FISIOLOGIA HUMANA.
    beijos! ^^

  5. Amanda

    em

    Eu tambéèm pensavaa o cantrarioo ^_^

  6. Francisco

    em

    Bem, eu já tinha ouvido dizer que isso era verdade. Mas a grande maioria das pessoas acha o contrario. 😀

  7. Paulinha

    em

    Não entendi mais nada… 🙁 Acho q cada organismo reage de um jeito…

  8. jandira

    em

    😀 se eu comer muito e tomar banho na agua quente causa problema! e se eu tomar banho na agua fria causa problemas?

  9. Matheus

    em

    Fiz uma pesquisa completa, e descobri que tomar banho frio(imersão) antes de comer faz mal.E não banho QUENTE após as refeições. Pois o organismo precisa aquecer o corpo, e não resfriá-lo.
    Então você se confundio.
    E ao contrário.

  10. Pessoal, não é bom tomar banho de dpois de comer muito. Os banhos frios e quentes podem atrapalhar a digestão.Com já foi dito, o banho quente dilata os vasos periféricos e isso faz com que o sangue migre para a periferia do corpo. Isso atrapalha a digestão. A mesma coisa acontece com sauna. Comer e ir para a sauna pode provocar a mesma reação. bjk…

  11. eu acho melhor tomar com água tépida.. nem mt quente nem gelada! assim nao atrapalha de forma nenhuma.

  12. vanessa

    em

    Ai genteim eu achava que isso era apenas um
    mito e sempre tomo banho super quente após as refeições.
    Deve ser por isso q estou c/ uma grande quantidade de banha acumulada na região do meu abdômem.

  13. A minha filha começou a chorar e entortou a boca ja tem uns quatro dias,ja fui ao medico mas falaram que um tipo de ar,nao sei mais o que fazer ela ainda esta co a boca torta me ajude

  14. Com certeza ajudou muito! Quebrou um baita tabu!

  15. Cicero

    em

    Tomar banho depois de comer e principalmente frio, é um risco não para a saúde, mas para a vida. Em fisioterapia, uma parte da medicina muito importante, acontece um fenômeno quando trocamos as duchas quentes e frias em seguida, é uma contração dos músculos e até de nervos,, mas retorna por ser local mesmo assim existe caso de irreversão.
    Quando uma pessoa come quente, e toma banho frio esse fenomeno é generalizado o que pode causar um derrame cerebral ou uma parada cardiaca ou ainda a pessoa ficar com sequelas como perca de movimentos de membros, cegueira, surdez e deformação na face e em partes onde existe musculo involuntário, devido esse choque.
    Veja o que acontece quando se põe um copo ou xicara de vidro quente em água fria, ele quebra, faça o teste é o mesmo fenômeno.

    Conheço um homem que ficou surdo a ponto de não ter solução nem com aparelhos, ele perdeu completamente a audição. E não que tem corpo que reage diferente, pode acontecer com todo mundo, só não morre milhões de pessoas por dia porque a maioria toma banho quente após as refeições, se tomasse frio certamente milhares morreriam por dia.

    Lembre-se, a teoria é indispensável para o entendimento, mas a experiência pode mudar as teorias.

    • JUNIOR NASCIMENTO

      em

      POIS NA ESCOLA ONDE EU ESTUDAVA TODOS ALUNOS ALMOÇAVAM E IAM DIRETO PRO BANHO FRIO TODO SANTO DIA!!!

    • Daniel Melo

      em

      Isso não faz muito sentido. Não é a maioria das pessoas que toma banho quente. Nas regiões naturalmente quentes tomar uma ducha aquecida é quase loucura.
      Além do mais, água morna no chuveiro é coisa recente. Como ficaram todas as gerações anteriores que não tinham isso?
      Obviamente o corpo não é tão fragilizado assim.

  16. lolita

    em

    Agora mesmo acabei de tomar banho em água super quente depois de jantar muito, pode me acontecer algo agora??? Ou é só no momento do banho»

  17. natacya

    em

    si eu comer uma comida quente ir para o quarto com o ar-condicionado frio,ou entao o ventilador ligado,deixa a pessoa torta

    • JUNIOR NASCIMENTO

      em

      KKKKKKKKKKKKKK MINHA MÃE SEMPRE DIZ ISSO!

  18. Robson Ribeiro Faxas

    em

    Não falou sobre a quantidade de comida. O texto deixou a desejar algumas informações.

    • O blog é incrivelmente bom e a matéria foi boa, mas tenho que concordar com o carinha, faltou algumas informações.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo