Animais

Qual a diferença entre sapos venenosos e não venenosos?



” Como diferenciar sapos venenosos e não venenosos?” Kiba Baka

Pois é Kiba, as pessoas costumam dizer que os sapos são venenosos. É muito comum ouvirmos falar que a urina dos anuros é venenosa e que pode cegar. Isso não é verdade. O líquido que esses animais soltam ao se sentirem molestados, nada mais é do que uma solução aquosa, armazenada na bexiga completamente inofensiva. O que posso dizer é que aqueles sapos verruguentos que vimos por aí, possuem a glândula parotóide que ao ser pressionada espirra o líquido levemente tóxico, esbranquiçado e pastoso que, entrando em contato com a mucosa dos olhos, nariz ou boca, pode causar irritações – principalmente quando são mordidos por outros animais, ninguém aqui vai morder um sapo verruguento, né?


Mas, no mundo animal, as cores na natureza nem sempre estão relacionadas a beleza. Em alguns casos, elas são um claro aviso de perigo. Os anuros (sapo, perereca e rã) com cores muito fortes e vivas podem possuir a pele irrigada por toxinas mortíferas. Isso mesmo! Dizemos que esses sapos são venenosos (precisam ser tocados ou ingeridos para o veneno fazer efeito) e não são peçonhentos, ou seja, não possuem meios de inocular o veneno, como presas ou ferrões.

Esses sapos, armazenam uma toxina muito rara e letal, a batracotoxina. Esta toxina não se deteriora facilmente nem mesmo quando transferida para outras superfícies. Há registros da morte de galinhas e cachorros que tiveram contato com objetos tocados por um sapo venenoso. No entanto, os “poison dart frogs” (como esses sapos são conhecidos), quando capturados, perdem sua toxidade ao longo dos anos, pois fica privado de sua alimentação natural à base de formigas, cupins e outros insetos de onde extraem os alcalóides necessários para a produção do veneno. Assim, os sapos nascidos em cativeiro não são tóxicos.

Deliciem-se como a perfeição da natureza. Seguem alguns exemplos de sapos venenonos:

YellowBandPoisonDartFrog

97AD7

Frog-Blue-Poison-Arrow-Frog

O sapo venenoso recebeu o nome de “poison dart frog”, porque os índios da região usam sua toxina para envenenar as pontas dos dardos e flechas utilizados em suas caçadas.

Fonte: www.poison-frogs.nl, wikipédia

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.