Conheça os insetos que podem deixar você com as piores lesões possíveis!

 

Toda picada causa reação local, caracterizada por dor, inchaço, vermelhidão e coceira. A gravidade do problema depende da substância que foi injetada pelo bicho e do número de picadas. As fêmeas dos pernilongos, borrachudos e mutucas são hematófagas, isto é, vivem às custas do sangue alheio. Injetam anticoagulantes e no caso de pernilongos e borrachudos,
anestésicos para chupar o sangue sem alertar suas vítimas. Abelhas e marimbondos têm ferrões – micro-agulhas com glândulas de veneno na base – na ponta do abdômen. Formigas injetam ácido fórmico, um irritante usado para defender sua colônia.
A resposta local à picada, normalmente pequena e fugaz, é exagerada em pessoas alérgicas: uma única formiga pode deixar um pé inchado e dolorido durante dias.

No entanto, algumas toxinas liberadas por alguns insetos  causam muito mais do que uma reação alérgica.

Lonomia obliqua: Esta taturana tem o corpo coberto por estruturas espinhosas que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte. O bicho é comum no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Cerdas ocas esverdeadas em forma de pinheiro (chamados Scoli), onde se encontra um líquido urticante contendo proteínas termolábeis e enzimas proteolíticas, secretados por células tricógenas.  As cerdas se quebram ao contato com a pele. O líquido liberado provoca queimaduras, dor intensa imediata, eritema e edema. Em casos graves ocorre desde equimoses até hemorragias intensas, choque e insuficiência renal aguda. Existem registros de morte por hemorragia cerebral.

lonomia_obliqua_03

————————————————————————————

Vespa-mandarina: Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase 5 centímetros e voa a 36 km/h. Para nossa sorte, é mais comum no Japão. Motivos para ter medo de uma Vespa mandarina: [1]  É a maior vespa que existe (mede de 5 a 6 cm); [2] O ferrão pode medir quase 1 cm; [3] 30 vespas mandarinas destroem uma colmeia de 30 mil abelhas em poucos minutos!

Essa vespa contém um veneno que contém uma neurotoxina chamada mandaratoxin (MDTX). O veneno ainda contém pelo menos oito diferentes substâncias (umas causam dor e outras atraem mais vespas da mesma espécie para ajudar no ataque). 5% do veneno é acetilcolina ,que estimula as fibras nervosas, intensificando a dor da picada. O veneno é parecido com o das abelhas, mas a quantidade de veneno que produz torna sua picada uma das mais tóxicas que se conhece. A enzima do veneno é tão forte que pode dissolver o tecido humano. O ferrão não é farpado e não é deixado na vítima, permitindo-lhe picar repetidamente.

vespamandarinia2vu4

——————————————————————————

Apis mellifera: As populares abelhas parecem inofensivas, mas são perigosas porque, além de irritadiças, costumam atacar em bando. Quando alguém recebe várias picadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda. Quanto mais ferroadas, maior o risco de morte. O veneno (apitoxina) contém substâncias que destroem as células: peptídeos ativos como melitina (75% peçonha) responsável pelo bloqueio neuromuscular, paralisia respiratória e danos na camada de gordura que reveste cada célula. Sua ferroada pode causar dor, inchaço, febre. As pessoas alérgicas desenvolvem reações mais intensas que podem resultar num choque anafilático e levar a morte.

apis-mellifera-abelhas-close

———————————————————————————–




Categorias Animais,Curiosidades