Animais

Entomofagia: você comeria INSETOS? (vídeo nojento)

Entomofagia: você comeria INSETOS? (vídeo nojento)
Esse texto foi útil para você?

Mosca, barata, abelha, gafanhoto, besouro.. Todos esses animais têm algo em comum: São INSETOS. Mas isso todo mundo já sabe. O que muita gente nem desconfia é que eles podem servir de alimento e são considerados deliciosos quitutes em vários países, afinal tem louco pra tudo né? O uso de insetos como alimento para o homem é chamado de antropoentomofagia ou entomofagia, o nome é tão estranho quanto ao hábito em si. Trata-se de um hábito antigo, pois já na pré-história os homens usavam uma ferramenta pontiaguda para capturar cupins e comer.

Existem cerca de 1.400 espécies de insetos comestíveis e pelo menos 3.000 grupos étnicos ao redor do mundo que atualmente praticam a entomofagia. A maior parte desses insetos são comidos nos estágios de larvas e pupas, ainda que alguns sejam bons até a idade adulta.  Mas não se sinta desconfortável com essa informação, saiba que na Ásia, os grilos são tostados para aperitivo ou cozidos no arroz e larvas de borboletas são adicionadas a sopas, cozidas ou servidas fritas. No Japão a pupa do bicho-da-seda é considerada uma iguaria.




369891

Experiência própria: Eu já comi insetos. Larvas de besouro assadas e temperadas (com perninha e tudo)… Grilos e besouros também já comi. Não posso dizer que é delicioso, mas também não é ruim! Posso garantir que não é nada nojento. Quem já provou insetos ou larvas, conte sua história.

Mas que vantagem teria em se comer insetos? Bom, os benefícios são numerosos e variados, começando pelo fato de que comê-los faz bem à saúde. Considere o seguinte: 100 gramas de grilos contêm 121 calorias. Apenas 49,5 calorias provêm de gordura e o valor nutricional está nos 12,9 gramas de proteína e nos 75,8 miligramas de ferro, uauu!!!!



VALE UMA DICA: Se você estiver em uma situação de sobrevivência, os insetos podem salvar sua vida, SIM. Mas, tome cuidado com o que come, pois alguns podem ser tóxicos. Uma regra prática comum que você pode seguir é: Prefira bichos com coloração preto, verde e marrom e fique longe dos insetos vermelho, laranja e amarelo (essas cores “alegres” são sinônimo de toxinas).

Bear Griylls em um dos seus vídeos de sobrevivência…



Fonte: HowStuffWorks


11 comentários

11 Comments

  1. Anne

    em

    Espero nunca ter que passar por isso heheh.
    Ta saindo a matéria sobre a herpes?

    Leitura, crítica e variedades tudo com muito bom humor aqui: http://www.verdadesevariedades.blogspot.com e aqui em espanhol: http://www.periodicodebordo.blogspot.com

  2. David Bonatto

    em

    Bom dia. Sou Graduando em Biologia vou contar a experiencia que tive. Um dia pude ter o prazer de visitar uma fabrica de seda, onde se tem basicamente 3 processos, o primeiro é o de seleção, depois o bicho-da-seda passa pela água, onde é retirada toda a seda de seu cazulo, por fim o processo de torragem da pulpa. A pulpa torrada é utilizada para fazer ração e também é disponibilizados para moradores da região que costumam comer no café da manha como se fosse granola. Tive o privilégio de provar o bicho torrado, bom comi sem nenhum tempero e nenhum acompanhante, no começo o gosto é bom depois que você mastiga e engole fica um gosto desagradavel na sua boca. Mas para quem esta perdido em uma floresta é uma refeição excelente, tanto para o paladar tanto para o valor nutricional! Abraços ao pessoal do blog. Não sabia da existencia desse blog, achei show de bola! Parabéns aos criadores!

  3. Nunca q quero comer isso
    uhauhhuhuuh
    mas enfim…
    patty, meu blog ta atualizado e ja add o seu lá, bjossss

  4. mosqueteiro

    em

    ja comi uma mosca!!=/

    tava andando d bike distraido e pah!!
    vem uma direto na minha boca semiaberta..ou seria semifechada ??
    so sei q mal vi a cor e nem senti o gosto ^^

  5. Silvestre

    em

    Crio Tenébrio molitor e comi suas larvas vivas, confesso que no primeiro momento parece nojento e asqueroso, mas depois vc acostuma, hoje até minha filha de 3 anos come pois eu já dei para ela algumas larvas.
    insetos é muito bom.

  6. keliane

    em

    isso e realmente bem nojento

  7. thomston

    em

    amo os insetos mas para estudar-los comer nunquinha!!! e vc karllinha comeria!!?? hum??

  8. Giovanna

    em

    Eca Silvestre, eu realmente em sã consciencia ñ comeria isso! :sick:
    Karlla, eu nunca comi um inseto, mas já entraram dois mosquitos no meu nariz! :woot: :sick: 🙁

  9. Erika

    em

    Eu já comi barata desidratada! Não é lá essas coisas não. À princípio não tem gosto de nada, só no finalzinho é que vc sente o verdadeiro sabor!
    A experiência foi legal, e o próximo quitute será Grilo e Tenébrios

  10. fabricio

    em

    pow galera moro no Rio de janeiro e aki todo mundo conhece o “Bitu ou Sauva” Uma formiga que a galera come direto sem contar que muitos pegam pra vender e adivinha, dá pra faturar uma grana pq uma garrafa de 2 litros de bitu é caro pra baralho!!! kkkk

    aki Crianças na Venezuela em épocas com pouco alimento caçam aranhas pra sobreviver. E não qualquer aranha, a Tarântula Golias, e acham muito deliciosas, fazem uma fogueirinha e ja era….demais…….

  11. Aline

    em

    já comio tenébrio é uma delicia e ainda até estou fazendo um projeto com isso,se algum um dia eu precisar comer não vou ter problemas…..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo