Animais

Baratas, traças, ratos, formigas e cupins. Como podemos evitar infestações de pragas domésticas?

Baratas, traças, ratos, formigas e cupins. Como podemos evitar infestações de pragas domésticas?
Esse texto foi útil para você?

Vários insetos e roedores aproveitam pequenos esconderijos dentro das casas, como ralos, encanamentos e até tomadas elétricas, para nos enlouquecer. Além das baratas e dos ratos, cupins, formigas e traças são outros hóspedes indesejados bastante comuns. Abaixo, seguem algumas dicas de como lidar com as pragas domésticas:

Baratas: Fique de olho nos abrigos úmidos




As baratas não causam doenças por transmissão direta, mas podem veicular doenças através de vírus e bactérias que adquirem quando caminham em lixeiras e esgotos. Elas adoram lugares úmidos e escuros, como ralos e caixas de gordura. Podem se esconder também perto de depósitos de lixos e em terrenos baldios. Mantenha caixas de gordura limpas e bem vedadas e não deixe restos de comida pela casa.

 baratas2

Vistoria na sua despensa



Além das traças, que devoram livros e peças de roupas, existe uma espécie bastante comum que costuma se alojar na despensa da cozinha, alimentando-se de produtos como biscoitos, farinhas, chás e arroz. Para prevenir a invasão desses insetos, é preciso limpar periodicamente prateleiras, armários e guarda-roupas.

Lepisma_saccharina

Formigas eletrizantes



Isso mesmo! Dentro das casas, as formigas surgem aparentemente do nada para atacar alimentos e restos de comida. Mas onde elas se escondem? Um dos locais preferidos é em volta da parte elétrica da residência, ou seja, dentro de tomadas, conduítes e até mesmo no interior de aparelhos como liquidificadores. Para combatê-las, vede frestas de piso, azulejos e outros lugares que possam servir de ninho, recolha restos de alimentos e guarde-os bem tampados.

formigaD_10810710597171

Higiene dentro e fora de casa

As grandes ratazanas (Rattus norvegicus) fazem tocas em volta da casa, em terrenos baldios e quintais onde achem restos de alimentos. Já o camundongo (Mus musculus) e o rato de telhado (Rattus rattus) podem ter ninhos internos, seja na parte de trás do fogão ou no forro da casa. O pior é que o encanamento de esgoto, que desemboca em ralos e até nos vasos sanitários, pode ser usado pelos ratos numa invasão. Para mantê-los longe de casa, mantenha ralos fechados e tape os vãos entre as telhas com argamassa.

1---Rattus-norvegicus-(Yannick-Chaval)

Fique esperto, devoradores de madeira

Rodapés e batentes são abrigos ideais para os cupins-de-madeira-seca (Cryptotermes brevis), que também se escondem em móveis, nos telhados ou qualquer canto que tenha madeira e ambiente seco. Já os cupins subterrâneos (Coptotermes havilandi) constroem túneis nas paredes mesmo. Ambos vivem em colônias com milhares ou milhões de indivíduos. Para evitar um ataque devastador, faça inspeções periódicas nos rodapés e nos móveis.

termite-1

————————————————————————


18 comentários

18 Comments

  1. Belas dicas, tia patty!
    aqui em casa formigas aparecem do nd msm
    um saco isso
    declarei guerra a essas criaturas inclusive!
    ^^
    ve se comnenta no meu pow
    bjos

  2. Maria Angélica

    em

    No caso dos cupins, é toda espécie que se trata com injeção de querosene , ou há espécies com tratamentos diferentes?
    Pq a chamada “broca” destrói sem dó nem piedade e os especialistas indicam até a exclusão do móvel danificado: ou seja , “não tem jeito”.

  3. lilian

    em

    ;-( como eu evito as pragas :kiss:

  4. Natália

    em

    Gostaria de saber como evitar insetos e roedores no ambiente de trabalho. Tem como ajudar??
    Obrigada!!!!
    ^_^

  5. REGIANE

    em

    MINHAS ROUPAS ESTÃO APRECENDO COM FUROS NA PARTE DA BARRIGA NORMALMENTE SÃO BLUSAS DE MALHA E ALGODÃO O QUE PODE SER ?

  6. REGIANE

    em

    MINHAS ROUPAS ESTÃO APRECENDO COM FUROS NA PARTE DA BARRIGA NORMALMENTE SÃO BLUSAS DE MALHA E ALGODÃO O QUE PODE SER ?
    JÁ VERIFIQUEI E NÃO TEM TRAÇA NEM SINAL
    OBRIGADO

  7. Berenice

    em

    alguns cigarros amanheceram perfurados, mesmo dentro de embalagem. quando soltos sobre os móveis, aparecem tocados e perfurados. O que pode ser? baratas, roedores? por favor, socorro!

  8. lorenna

    em

    ;-( estou desesperada… todas as minhas roupas estão furadinhas na parte da barriga, não sei mais o que fazer, meu armário é novo, meu cesto de roupa suja é vedado, não deixo roupas no chão, minhas roupas novinhas aparecem furadinhas na primeira vez de uso, esses dias tirei uma não tinha nada, deixei em cima da cama, e amanheceu furada, já tentei de tudo, estou realmente ficando louca me ajudem!!!

  9. Gisele Pereira Lopes

    em

    =] Essas criaturinhas são um saco,mas se nós não demos oportunidade para eles se instararem em nossas residencias eles não vão encontrar nada que estão procurando e certamente vão procurar outro lugar,ratos,baratas,formigas,cupins etc… são bichinhos indesejáveis dentro de nossos lares,mas cada um deles exerce o seu papel na natureza e todos eles assim como nós têm um propósito para existirem,por isso nunca diga ah pq que esses bichos existem será que é só para encherem o meu saco!!!!!!!!!!!!!!!!!!:p

  10. Ligia

    em

    Acabei de ler algumas queixas e verifiquei que outras pessoas estão com o mesmo problema …Todas as minhas roupas estão furadinhas na parte da barriga, não sei mais o que fazer, meu armáriofoi dedetizado e descupunizado,, meu cesto de roupa suja é vedado, não deixo roupas no chão, minhas roupas novinhas aparecem furadinhas na primeira vez de uso, esses dias tirei uma não tinha nada, deixei em cima de uma cadeira, e amanheceu furada, já tentei de tudo, não sei mais o que fazer, alguem pode ajudar?

    • marlene

      em

      Ligia, o segredo desse problema que já foi vivido por mim já será solucionado: Temos ma região do umbigo um chakra (Plexo Solar) .Se vc quiser informe-se sobre ele. Bem, nós concentramos nessa região muitos sentimentos que não são descarregados. Cria-se um forte energia nesse lçocal que faz furinhos em nossas roupas, mesmo apo´s algumas horas de uso. Eu perdi muitas blusas e camisetas. Até o dia que me informaram que eu precisaria andar descalça meia hora(+ ou -) por dia em gramas, areia, terra para descarregar toda essa energia concentrada. Fiz isso durantes alguns dias e já não vi mais nenhuma roupa com furinhos. Deu certo. Por isso faço esse comentário para te ajudar. Boa sorte.

      • marcia

        em

        marlene, ainda continua a dar certo?

    • bernadete

      em

      Eu uso blusa e saia e nunca vi esse tal furinho na barriga das minhas blusas. No entanto, um dia minha cunhada falou para mim que as blusas dela eram cheias de furinho na barriga… segundo ela, sao os feche eclairs das calças dela que fazem estes furinhos!

  11. Meninas–> em 24 deste mês (maio), teremos uma matéria sobre este assunto. Acredito que vcs estão sendo atacadas pelas traças de roupas. fiquem ligadas! beijos

  12. Dorotéia Silva

    em

    Não gosto de baratas, elas não morrem facilmente 🙁 :sick:

  13. lorenna

    em

    meninas!!!! acho que descobri!!! comecei a anotar a trajetoria das minhas blusas, e coloquei uma novinha, fui pro banheiro maquiar, e quando voltei para o quarto tchanam, lá estavam os furos! mas como a gente sempre se maqueia e sai correndo, volta coloca a roupa em algum lugar, a gente nunca ve, que elas já estão furadas antes de sairmos de casa, e finalmente cheguei em 2 conclusões de vilões: a borda de granito da pia ou o puxador em barra embutido linear do armário. com certeza é um dos dois… aff…. já tava ficando louca… bjs

  14. elaine lopes brieda

    em

    nos dias um pouco mais quentes aparecem muitas moscas, borboletinhas, mosquitinhos de lâmpadas na minha casa, preciso as vezes até que cozinhar com a luz da cozinha apagada, pois são muitos. O que posso fazer para me livrar deles?

  15. Lucia

    em

    Eu tbem não agüento mais encontrar minhas blusas furadas! Qual e a solução ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo