Curiosidades

Por que a batata amolece e o ovo endurece quando cozidos?



É cada dúvida que temos, não é? Mas vamos tentar entender: a batata é composta principalmente de amido e o ovo, de proteínas. Quando aquecidos, esses dois ingredientes se comportam de maneira bem diferente.

A batata guarda bastante açúcar nos grãos de amido, para alimentar a planta enquanto ela não desenvolve folhas para fazer fotossíntese. Quando recebem calor, esses grãos de amido incorporam a água ao redor, incham e ficam moles como um gel. O mingau é feito justamente com base nesse conceito: um pó à base de amido (lembram da maisena? “Amido puro de milho”) misturado com água e calor, que, depois de alguns minutos, deixa de ser líquido e vira um mingau.


A proteína do ovo tem uma função parecida com a do amido, como reserva alimentar, guardando energia para o embrião do pintinho. Só que, quando aquecida, a proteína reage de forma oposta. Quando as proteínas da clara e da gema são aquecidas, elas saem do estado líquido para o sólido. Esse fenômeno é o mesmo que faz mudar a consistência da carne quando vai para o fogo (fica molinha porque é composta por proteínas) e a massa do pão (fica crocante quando assada porque proteína do trigo).

DSC09853

iguaria-cozer-ovo-perfeito

Amido e proteína fazem a batata e o ovo terem uma reação diferente em presença de calor.

————————————————————————————-

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.