Curiosidades

O que é o glúten? Por que a embalagem dos alimentos avisa sobre a presença dele?

O que é o glúten? Por que a embalagem dos alimentos avisa sobre a presença dele?
5 (100%) 1 vote

O que é o glúten? sempre tem alimentos que vem escrito: Não contém glúten. Por que? Isabella Vitorino




Ótima pergunta Isabella. Na verdade o glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães. Até aí tudo está normal, só que existem pessoas que são portadoras de uma doença chamada celíaca que têm dificuldade em digeri-lo.

Quando o glúten chega ao intestino dessas pessoas, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas – além de carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarréia crônica.

Pessoas com essa doença não devem ingerir produtos contendo glúten em nenhuma hipótese. Uma pesquisa de 2007 da Unifesp analisou o sangue de 3 mil pessoas e constatou que 1 em cada 214 indivíduos sofria da doença, e esse é um número muito alto. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que os alimentos devem indicar na embalagem a presença ou não do glúten.

{xv9wa24e0ndkqxcgyribh7pgxeh60u}_lendo-rotulos



Fonte: Revistas Mundo estranho e Superinteressante


12 comentários

12 Comments

  1. Olá, Karla!
    A quanto tempo a gente não se fala/ escreve ! Adorei o post e vou colocar um link deste post em meu Blog para que meus alunos possam acessá-lo. Posso ? Beijos !

  2. sandra h

    em

    😀 Muito obrigado pela resposta à minha pergunta no “perguntas e respostas” do yahoo. mas gostaria de tirar outra dúvida: Você disse que o sintoma mais comum ao celíaco é diarréia.Há possibilidade de ter prisão de ventre? Tenho uma prisão de ventre crônica que remédio caseiro nenhum resolve. Adoro massas e cosumo bastante. Por favor me ajude. Gostaria muito de acabar com esse mal (prisão de ventre) que me atormenta ha 10 anos. Um muito obrigado e um grande abraço!!!!!!!

  3. SANDRA, olha, vc tem toda razão. A prisão de ventre crônica pode ser um dos sintomas dos celíacos. Pq não procura um médico e sugere pesquisar esse problema em vc? Olh, entra nesse site aqui: http://www.doencaceliaca.com.br/doencaceliaca.htm

    Ele é direcionado a DC..
    beijocas
    volte sempre!
    :love:

  4. DAIANA

    em

    poxa vlw mesmo…nunca consegui entender direito esse assunto e vcs colocaram de um jeito muito mais fácil de aprender 😀 :whistle:

  5. rosy

    em

    🙁 meu namorado esta com alergia,ele esta usando um sabonete bacterecida,a pele dele esta ficando muito seca é sensivel demais pode ser do sabonete?
    :whistle:

    • Nayana

      em

      Nuss! Muito legal a sua curiosidade, me vi em você quando tinha a sua idade. Hoje estou cursando biologia e recomendo o curso a você mesmo. Boa sorte em sua jornada!

  6. olá… eu sou juliana e tenho 11 anos quando crescer quero ser bióloga. achei o site mto legal e entro nele todos os dias addddorrreeeiiiii 😀 🙂 ^_^ 8) 😆 😉 :p :woot: :kiss:

  7. Emanuela

    em

    Olá. Obrigado pelas infrmações sobra o que é Glúten.
    Não sabia direito de onde vinha e porque pessoas tinham alergia a essa proteína!
    Fica com Deus.!

  8. Lea paula

    em

    Cara estou embabacada to fora do tal veneno chamado glutem, vao combina os estudiosos saõ omissos podia bem alertar a população, pra eles ooo nossa assim vcs nos matam kkkkkk so rindo…fui ate breve.

  9. silvana guedes campos

    em

    oi sou silvana . e consultei o site de vcs pra pesquisar o gluten por ter q fazer um trb no curso q estou cursando tecnico de nutrição e gostei muito

  10. elivania martns da silva

    em

    eu sou Elivania martins e tinha curiosidade sobre o q era gluten e gostei muito do resultado.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo