O que é o glúten? Por que a embalagem dos alimentos avisa sobre a presença dele?

O que é o glúten? sempre tem alimentos que vem escrito: Não contém glúten. Por que? Isabella Vitorino

Ótima pergunta Isabella. Na verdade o glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na aveia, no malte e na cevada. Ele é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães. Até aí tudo está normal, só que existem pessoas que são portadoras de uma doença chamada celíaca que têm dificuldade em digeri-lo.

Quando o glúten chega ao intestino dessas pessoas, anticorpos impedem o órgão de absorver essa e outras proteínas – além de carboidratos, vitaminas, ferro e cálcio. Os nutrientes são eliminados pelas fezes e a pessoa fica com deficiências nutricionais graves. A doença é genética e o sintoma mais comum é uma diarréia crônica.

Pessoas com essa doença não devem ingerir produtos contendo glúten em nenhuma hipótese. Uma pesquisa de 2007 da Unifesp analisou o sangue de 3 mil pessoas e constatou que 1 em cada 214 indivíduos sofria da doença, e esse é um número muito alto. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que os alimentos devem indicar na embalagem a presença ou não do glúten.

{xv9wa24e0ndkqxcgyribh7pgxeh60u}_lendo-rotulos
Pessoas com celíaca só devem comer alimentos com outros tipos de farinha, como a de mandioca, a de milho ou polvilho.

Fonte: Revistas Mundo estranho e Superinteressante