Curiosidades

O que acontece no corpo durante um afogamento?

O que acontece no corpo durante um afogamento?
Esse texto foi útil para você?

“Queria saber o que acontece no corpo da gente quando afogamos e morremos. Seu blog é super legal, não me canso de ler!” Sabrina carvalho




Sabrina, essa é uma questão bastante “agonizante” de explicar, mas vale a pena saber… Na verdade, durante um afogamento a pessoa aspira muita água, que encharca os pulmões, causando asfixia, inconsciência e até a morte.

1- Diante do desespero, a pessoa que está se afogando tenta prender a respiração se debatendo sem parar, mas sem querer, engole pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traqueia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões.

2- Depois de algum tempo, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente tenta respirar debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traqueia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.

3- O pulmão fica encharcado. Assim, a troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não acontece mais. A taxa de oxigênio reduz e causa danos em todos os tecidos, inclusive as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa perde a consciência.



4- Depois de chegar aos alvéolos, a água entra no sangue e penetra e destrói os glóbulos vermelhos. Com isso, o potássio presente nessas células vaza para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio é fatal: nessas condições ele impede a transmissão dos impulsos nervosos e, assim, a contração muscular. Com isso, o coração pode parar de bater.

afoga

No afogamento, água entra pelo nariz, invade os pulmões e detona células do sangue



———————————————————-


6 comentários

6 Comments

  1. Caraca, fiquei nervoso agora, que horrivel isso. Oo
    Não sei qual é o pior, se é morrer afogado ou queimado…
    Já tinha ouvido que o que causa o afogamente é o desespero da pessoa. Se a pessoa ficar calma ela consegue bater os braços e ficar boiando, já que o nosso corpo boia também. Ai é só não cansar e aguardar os salva-vidas.
    =]

  2. Karlla Patrícia

    em

    Nem me fala Kiba, tb sinto nervoso só de ver. Morro me medo de água (apesar de saber nadar)…Mas, acho meio dificil as pessoas que estao se afogando terem cabeça fria para parar de se debater e boiar… né? bjs

  3. kylder

    em

    Depois de quantos dias os pêlos se soltam?? se é que se soltam..
    vlw..

  4. NUSS EU QUASE MORRI AFOGADO UM DIA

  5. chagas

    em

    ontem dia 23.10.2011
    passei sufoco na praia, tava na praia grande e como sei nadar, gosto de ir mais longe pra pegar a maré me trazer até o raso, fui mais um pouco dai, aspirei um pouco de água e me sufocou, com isso perdi a respiração, fiquei cansado sem força, e parece uma coisa, quanto mais vc tá aperriado, mas as maré te banham, te dão aquele caldo e eu ja estava deseperado porque o mar tava puxando pra dentro, ou seja, uma maré por cima e por baixo puxando.
    foi por pouco q nao me afoguei, tinha um primo comigo mas ele nem se ligou e sai da agua tranquilo, nao tinha salva vidas.

    foi a pior sensação q tive, vc perde a força, tentei nadar de costas pra flutuar, mas o fólego dimunuiu, e tome mais agua no nariz, nossa q estranho, sai mole e ninguem percebeu!!!

    nao tinha ingerido bebida, mas tava cansado de jogar bola e com o pé ferido q cauva dificuldade em ficar de pé aonde era mais raso.

    daqui pra frente irei respeitar mais o mar, pois esse senhor imenso nao respeita ninguem, natureza pode virá-se contra vc a qq momento…

    só nao me afogeui pq nao me entregeui

  6. hellen oliveira

    em

    tive uma irma que morreu aos treze afolgada .Na verdade ela nao sabia nadar e estava acompanhada de uma prima nossa que sabia nadar muito.omais entrigante desta estoria eque ela nao pareçia ter tomado agua,sua barriga estava totalmente vasia e ela colocava sangue pelo nariz , ate a hora do enterro nao parava de sangrar. moravamos numa cidade bastante pacata e nem se falava em autopçia naquela epoca. nos achamos que anossa prima a matou e jogou-la na agua. Hoje minha familia nao perdoa ela e nem sua rassa. me respondam por favor se alguem pode se afolgar desta forma. bjs…..

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo