Animais

Insetos: Quais são três maiores vetores de doenças?

Insetos: Quais são três maiores vetores de doenças?
1 (20%) 1 vote

Aedes aegypti , o campeão:

Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela, doenças que podem se tornar epidêmicas e que tiram o sono das nossas autoridades sanitárias durante o verão. Apenas os infectados pela dengue somam 100 milhões por ano, segundo a OMS.

Aedes_aegypti_feeding




————————————————————————————-

Anopheles Darlingi, honrado segundo lugar:

Este mosquito é o principal transmissor da malária, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo. Os parasitas do gênero Plasmodium são transmitidos ao homem pela picada do Anopheles.



Anopheles-darlingi

————————————————————————————-

Panstrongylus megistus e Triatoma infestans, terceiro, mas não menos perigosos:



A maioria dos portadores da doença de Chagas é picada por um desses insetos, chamados de barbeiros. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelos barbeiros. Há cerca de 5 milhões de vítimas da doença só no Brasil.

x31183940450176006_7

————————————————————————————-


151 comentários

151 Comments

  1. Anne

    em

    Aqui em casa eu já andei vendo alguns parecidos com o Aedes mas já faz tempo e ninguém aqui teve dengue. Vc sabe dizer se alguém é imune a dengue??

  2. Como sempre o Diário de Biologia sempre postando informações muito interessantes. Acompalho frequentemente essas ótimas postagens. Sempre fui fã desse site.

  3. Karlla Patrícia

    em

    ANNE: O Aedes é um mosquito bem comum, é muito fácil encontrarmos ele em nossas casas, porém, apra contaminar as pessoas ele precisa ter o vírus no organismo. Assim, muitos Aedes que vc vê na sua casa, pode ser saudável e não transmitir a dengue. – olha, aquela matéria que vc pediu sobre a herpes labial, já está pronta ok? deve seu publicado em meados de janeiro. Bjs! ^^

  4. Esqueceu de mencionar que esses bichinhos zumbindo no ouvido à noite são uns demônios! Às vezes da vontade de tortura-los com a mesma moeda. ^^

    Vale lembrar que estamos chegando no verão e que devemos redobrar a atenção com qualquer coisa que acumule água parada! Pro pessoal aqui do RJ mais ainda!

  5. Mestre Paty!

    Tem um pesquisador daqui que está com tabalhos avançados na produção de um medicamento que pode por fim à Doença de Chagas. O medicamento é extraído de uma pimenta asiática, a piper cubeba. é só pesquisar no google. O nome dele é Márcio Luiz de Andrade e Silva.

    Abraçossssssss

  6. Robson Menezes

    em

    kra parabens a vcs ae q fizeram esse site e aos comunicadores ou comentaristas q postam ae fikei muito fã desse site, parabens a todos poderei ajudar no que puder ae flw abrassos!!!
    Robson Menezes

  7. Quite a beautiful website. I recently built mine and i was looking for some ideas and your website gave me some. May i ask you whether you developed the website by youself?

    Thank you

  8. Raquel Wainfas

    em

    Faltou um quarto importante aí também: Lutzomyia sp., que é um flebotomíneo responsável pela transmissão dos agentes causadores da Leishmaniose (Leishmania sp.). Que segunda a OMS é a 2ª doença de maior importância, só perdendo pra malária.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo