Curiosidades

Veja o corpo por dentro: imagens de microscopia eletrônica

Sem-Título-1

PLAQUETAS: Quem nunca ouviu falar das plaquetas? Em tempos que uma virose feito a dengue causa uma grande alteração nos seus níveis, é bom saber um pouco mais sobre elas, não é? Pois bem, na realidade as plaquetas não células, e sim fragmentos de células que vieram da medula óssea e são encontradas na corrente sanguinea. quando elas estão inativas são ovaladas e redondas, quando estão em ação desenvolvem uma série de extensões que ajudam a reparar danos nas paredes dos vasos sanguíneos, sem elas seria muito mais fácil ter hemorragias. Além desta função curativa, as plaquetas transportam substância chamada de serotonina que contrai os vasos sanguíneos.


———————————— ————————————————

Sem-Título-2

LIMPADORES DE PULMÕES: O mesmo que acontece na traqueia, os bronquíolos dos pulmões estão revestidos por uma membrana mucosa formada por células epiteliais (em marrom) e delas sobressaem filamentos chamados de cílios (em verde). Seus movimentos ritmos vão “recolhendo” as bactérias e outras partículas capturadas pela mucosa e as transportam pela garganta, onde são expulsadas.

————————————————————————————-

fabrica_esperma_flagelos_tubulos

FÁBRICA DE ESPERMA: Em uma região do testículo podemos observar as caudas (flagelos) de espermatozoides em formação (em azul e rosa) nos tubos seminíferos, que é onde eles são fabricados. O ritmo de produção é impressionante: em torno de 1.000 por segundo (o que???). Os gametas masculinos se desenvolvem a partir das células que se encontram na parede destes tubos, que também contém células que alimentarão estes pequenos espermatozoides. Adorei!!!

————————————————————————————-


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo