Animais

Como os urubus conseguem comer carne podre, sem passar mal?

Como os urubus conseguem comer carne podre, sem passar mal?
Esse texto foi útil para você?

É bem verdade que se enfrentássemos uma dieta de urubu, nosso corpo reagiria imediatamente a tanta “porcaria” ingerida. O que posso dizer é que os cientistas ainda não desvendaram totalmente esse mistério, mas acreditam que os urubus se deliciam com comida estragada sem passar mal graças ao seu sistema imunológico desenvolvido ao longo de anos e anos de evolução e ao potente suco gástrico secretado por seu estômago (algo bem mais forte do que aquele que produzimos).

O estômago dos urubus secreta um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrefata. Além disso, acredita-se que os anticorpos de seu sistema imunológico fazem com que ele seja imune a doenças que atingiriam os humanos se resolvêssemos adotar o menu indigesto. Mas isso não significa que eles prefiram carne podre à fresquinha. O que acontece é que os urubus não têm habilidade para caçar, pois as garras de suas patas são ineficientes para essa tarefa. Assim, só lhes resta a carcaça de animais mortos.


Apesar dessa má fama, o urubu tem papel essencial na natureza. Como é um animal necrófago, que se alimenta de carne em putrefação, faz uma espécie de “faxina” nos locais onde vive, pois elimina do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição. Para encontrar a refeição, eles contam com olfato e visão bastante apurados. São capazes de ver um bicho pequeno a 3 mil metros de altura!

Os abutres e urubus possuem um super suco gástrico e um incrível sistema imunológico!


Comentários

Novidades

Topo