Curiosidades

Síndrome de Proteus – Doença do homem elefante

Essa é uma doença  realmente “triste”. É muito rara de causas desconhecidas, que se caracteriza pelo o crescimento exagerado da pele, causando a gigantismo em vários membros e tumores subcutâneos.

 Trata-se do surgimento de uma grande quantidade de malformações cutâneas e subcutâneas, com hiperpigmentação, malformações vasculares e crescimento irregular dos ossos. Produz-se o gigantismo parcial dos membros ou o crescimento excessivo dos dedos enquanto algumas zonas do corpo crescem menos do que deveriam. Tudo isto provoca uma desfiguração extrema da pessoa que costuma ser socialmente estigmatizada.

A síndrome de Proteus é uma doença congênita extremamente rara: se descreveram cerca de 100 casos em todo mundo, embora acredita-se que existam outros não descritos na literatura. Alguns médicos especialistas defendem que provavelmente seja causado por um gene dominante letal. Outros dizem que se deva a uma recombinação no embrião dando lugar a três tipos de células: Células normais, células de crescimento mínimo e células de crescimento excessivo. O tratamento infelizmente ainda está em fase de pesquisa, não existe uma cirurgia específica para os casos. A aparência do indivíduo é a principal causa de problemas relacionados ao convívio social e alterações psicológicas.




elephantman-beauty1

Esta doença teria permanecido desconhecida, se não fosse o caso de Joseph Merrick, O homem elefante, foi um caso particularmente grave desta síndrome.



Paciente-chinês-com-Síndrome-de-Proteus

Paciente chinês com Síndrome de Proteus.

Fonte: RBO, winkipedia

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


24 comentários

24 Comments

  1. Andei meio sumida da blogosfera, e só agora venho visitá-la, desculpe-me ! Já linquei este novo endereço pra facilitar…Estou adorando esta sua nova casa. Sucesso ! Bjs, Betty

  2. Gisely Sabrina

    em

    Eu nunca tinha visto uma coisa parecida com isto q vi…
    Como a doença de Joseph”o homem elefante”,sinto em dizer,mas é assustadora.
    Meu Deus, eu jamais imaginava que existisse esta doença”Síndrome de Proteus”. É bastante interessante!

  3. Juliane Isadora

    em

    Meeu Deeus 😮
    A dooença é fooda 🙁
    Coomo pode ficar daquele jeito , um DEDO ;-(
    Triste pra carambaa ;-(
    Meu trabalho de Biologia vai fica ótiimo 😀

  4. :alien: oloko meuuuuuuuuuuuuu eu fiquei da quele jeito quando vi

  5. :alien: oloko meuuuuuuuuuuuuu eu fiquei da quele jeito quando vi
    👿 ;-( :sleep: 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( 😆 xD 😉 👿 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien:

  6. Amanda

    em

    Nossaaaaaaa,fikei msm passada c td ke vi sobre esta doenças ,chega a ser kase inacreditavel…

  7. MARCIA

    em

    xD TRISTE NE E VC AINDA ACHA SEU CABELO FEIO?

  8. Bruno

    em

    :straight: Caramba :@

  9. Giovanna

    em

    Caramba, eu já tinha vista a elefantíase, tem alguma coisa parecida?

  10. ;-( é muito 🙁 triste ver uma pssoa assim.E muitas pssoas ainda reclamam da vida…Pense bem q pssoas dariam td p/serem normais.Agradeço a deus por ser cm sou…

  11. OLOCOO MEUUUUUUUUU EU ME ASSUSTEI COM O TAMANHO DA MULHE 😮 😮 😮 😮 😮

  12. Taty

    em

    🙁 Poxa que feio. Bem bizarro!
    ;-( Tadinhos das pessoas que tem esse problema! =]

  13. carla

    em

    meu nome é carla tenho um filho que nasceu com essa doença sindrome de proteus ele tem hoje 10 anos e sofremos muito pq nao tem cura e nem tratamento apenas acompanhamento ele faz no hc de Ribeirao Preto um Franca interior de SP.Gostaria muito de conhecer alguem com essa doença pois ate hoje nao consigo entender pq isso aconteceu comigo se alguem quizer contato meu email é karla_pinos@hotmail.com espero obter ajuda sobre essa doença.

    • Carla -> Infelizmente, as únicas informações que tenho sobre estas doenças estão postadas aqui no Blog. Não são minha especialidade. Neste caso, só mesmo um médico especialista para tirar todas as suas dúvidas! Fique com Deus, bjs!

  14. tina

    em

    se eu fosse medica procuraria curra

  15. Jessica

    em

    Tenho uma prima q tem essa doença
    Naum tem cura
    A dela é nas costas ela tem 11 anos, é uma menina muito inteligente, ja passou por 10 cirugias mais. No dia 5/12/2009 Ela parou de anda por naum aguenta mais o peso hj em dia ela é cadeirante e sempre precisa de duas pessoas pra cuida dela pq ela pesa uns 79kilos
    e naum tem posicionamento pra pegar ela!! Ela sofre muito e a familia sofre jundo por naum poder ajuda-lo!!! se quiser me add no msn é jessica14sampa@hotmail.com

  16. caracah!
    qe coisa horivel :sick:
    coitado de qem deve ter isso 🙁
    CREDOO ! :straight:

    • Kyle

      em

      Você tem pena dessas pessoas e ainda fala: Credo e horrível?

  17. Aurea

    em

    Deve ser difícil a convivência dessas pessoas. Deve ter muito preconceito.

  18. Amanda

    em

    tenho uma amiga com esta doença é muito triste mas eu e minha amigas fazemos de td para apoia-la é disso e todas pessoas com essa doença precisa apoio…. meu email é AMANDA.IDALINO@HOTMAIL.COM O MEU FACE TBM podem contar comigo

    • se isso for uma mentira eu vol descobrir pois sol um otimo rastreador não e legal brincar com as pessoas ainda mais com algo tão serio como uma sindrome incuravel ………………..Há uma dica nunca deixe seu contato desprotegido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!;abcdefghijlmnopqrstuvxz

      • Kyle

        em

        E se ela realmente quer ajudar quem tem essa deficiência?

  19. florilza thomaz

    em

    Muito triste e preocupante a situação dos portadores e de seus familiares. Hoje vi no canal Infinito um programa “Um menino em um milhão” sobre o assunto. Não há cura, e somente nos E.U. há especialistas no assunto. Desejo que as familias e portadores encontrem força para suportar tanta dor e discriminação que terão que passar.
    Sobre sentimentos demonstrados nesta pag. fiquei impressionada com a falta de sensibilidade e educação de alguns. Meus pêsames aos engraçadinhos.

  20. Amanda

    em

    Oii! Tenho 22 anos e tenho síndrome de proteus. Tenho a síndrome de proteus no pé e confesso que sofro bastante com a doença, mas nao de dor, de você saber como um dia pode ficar e ninguém saber uma cura para isso! Bom, quero deixa a minha forca aos que sofrem disso e que Deus nos de forca e paz pra seguir a vida feliz.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo