Animais

Por que os animais quando choram não tem lágrimas?

Essa é uma dúvida que os cientistas ainda não conseguiram tirar. De acordo com alguns etólogos (pessoas que estudam o comportamento animal),  não existe uma unanimidade entre os pesquisadores se o choro, enquanto manifestação de sentimentos, existe de verdade no mundo animal.




O que os zoólogos sabem é que, assim como nós humanos, a maioria dos vertebrados, como cães, gatos e macacos, contam com um sistema lacrimal bem desenvolvido, ou seja eles produzem lágrimas como os seres humanos. No caso dos animais, as lágrimas têm a função de lubrificar e limpar os olhos. Se elas podem ter alguma coisa a ver com as emoções, isso continua um mistério. É, de certa forma, impossível discernir se as lágrimas vertidas pelos animais têm fundo emocional (dor, tristeza, medo, saudade, alegria) ou são meramente resultado de um cisco que entrou no olho.

Em vez do nosso chororô habitual, os especialistas acreditam que um instrumento usado por outros vertebrados para expressar suas prováveis emoções é a emissão de sons específicos. De fato, os pungentes gemidos de filhotes separados da mãe ou os ganidos de cachorrinhos com saudade do dono já deixaram muita gente com lágrimas nos olhos, não é mesmo?

perro

Se você já viu seu cachorro “se debulhar em lágrimas”, deixe um comentário!



Fonte: Revista Mundo Estranho

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. HaHa… minha cachorrinha chora, normalmente para encher o saco da gente aqui, pq vamos todos para o quarto ver tv e esquecemos de levar a almofada dela.
    Nossa adorei o blog…muito mesmo.
    tenho 16, pretendo ou pretendia(nem sei mais) fazer faculdade de biologia, mas tive problemas com a matéria no colégio este bimestre e me senti mal por querer fazer algo que não consigo me dar bem nem no colégio.
    Mas, nossa fiquei muito feliz de achar esse blog, vou poder aprender um pouco!

    bjos e parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Minha mae tinha um gato persa, que, sempre chorava quando ela estava longe. Tentamos descobrir a causa do choro e tivemos certeza que era saudade. Pq ele só chorava quando ela estava longe.

  3. :alien: eu leio o diario de biologia :alien:

  4. Cássia

    em

    Muito ótimo esse diário de biologia! Muito massa meesssssssmoooooo! BeijOOOo

  5. Minhas 3 cadelinhas choram por tudo! Elas são muito mimadas, e se não fazemos suas vontades, lá vem chororô! HAHAHAHA! A Mandy chora quando eu saio de casa, ou sumo da vista dela. Ela é muito apegada a mim! Minha mãe sempre me conta que quando eu saio, ela fica deprimida. A Belinha chora por tudo, ou se o brinquedo cai debaixo do sofá, a gente tem de pegar, senão ela não para de chorar. E quando minha mãe sai, é impossivel acalmá-la, a gente acaba chorando junto! rs Ela é mais apegada à minha mãe. E também a cadela mais dramática de casa! Já a Ágatha, ela chora POR COMIDA, e também para chamar atenção do meu pai. Esses cachorros são tão dramáticos, né? rs E cada cadela aqui tem seu dono favorito! A minha irmã? Bem, ela fica sobrando, né? rs

  6. Ágatha chora por comida, está sempre fazendo drama para comer junto com a gente. Não é a toa que ela é uma bola! HAHAHAHA Eu amo esses animais doidos! <3

  7. Juliana

    em

    Olá!
    Tenho um gatinho, muito carente… além de miar muito, ele chora de cair lágrima quando volto pra casa depois de um dia de trabalho. Não pode ser cisco no olho, isso acontece sempre, os olhinhos se enchem de lágrima…

  8. Leticia Brenton

    em

    😀
    Oi!

    Pessoal, ha 15 dias adotei um filhote (cão) em uma instituição a qual adoeceu e tratamos a mesma dentro de casa. O incrivel e que meu gato Ciames de 10 anos,sempre que estou com o filhote ele derrama lágrimas. Estranho!
    Acredito que seja de ciúmes, pois ele nãp gostou muito de dividir a casa com uma cadelinha.

    Abraços!

  9. Roberto Moraes

    em

    Meu gato sumiu apos uma briga entre gatos, ficou em um terreno escondido ou preso, apos 15 dias, um amigo de minha filha viu o gato, fomos buscalo, quando chegou em casa, demos comida, e carinho, ele derramou lagrimas aos montes no nosso reencontro

  10. Lily Russi

    em

    Bom, minha gatinha quando era bem novinha chorava muito ( ainda chora, ela é bem carente, quando a encontrei estava muito judiada). Quando ela se via sozinha em algum comodo da casa, por exemplo, miava desesperada, quando a pegavamos no colo podíamos ver seus olhinhos encharcados de lágrimas, e ela não desgrudava mais. Deve ser raro, ja tive outros gatos e cachorros e nunca os ví com lágrimas nos olhos, mesmo quando ”choravam”, acho curioso isso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo