Curiosidades

Por que espirramos?

Por que espirramos?
Esse texto foi útil para você?

Por mais inoportuno que seja, o espirro tem uma função importante: livrar o nosso corpo de sujeiras que irritam o interior do nariz ou os pulmões, empurrando com toda a força um jato de ar pelo nariz e pela a boca também. Esse espirro sai levando consigo tudo o que está em seu caminho (inclusive meleca, digo, secreção).

E põe força nisso! Por mais diferente que pareça, a respiração normal e o espirro são controlados pela mesma região do cérebro, chamada de centro respiratório. E ambos são involuntários, claro! Ser involuntário quer dizer que o centro respiratório do cérebro controla a respiração sozinho, fazendo você respirar, sem que seja preciso pensar nisso (o que é ótimo, pois, uma pessoa esquecida, como eu, poderia morrer em dois minutos!). Ser involuntário também quer dizer, que mesmo que você queira prender o espirro, nem sempre é possível, ele acontece automaticamente.


Os músculos das costas, abdômen, aqueles abaixo das costelas estão envolvidos no espirro. Quando poeira, fumaça ou cheiro irrita o nariz, o centro respiratório é informado e interrompe a respiração normal, faz você inspirar profundamente…. e subitamente faz todos esses músculos se contraírem, empurrando todo o ar para fora de uma vez só. A glote bloqueia a saída do ar dos pulmões, como se fosse uma tampa na garganta e logo em seguida se abrem, liberando o caminho.

espirro(1)

As sujeirinhas no caminho que se cuidem! Um espirro pode sair do corpo a 150Km/h.

Fonte: Livro – Por que o bocejo é contagioso, Suzana H. Houzel


Comentários

Novidades

Topo