Curiosidades

Ter 10 anos de idade e aparentar 70 anos. Progeria: crianças que tem aparência de idosos

Ter 10 anos de idade e aparentar 70 anos. Progeria: crianças que tem aparência de idosos
Esse texto foi útil para você?

Essa é uma anomalia extremamente rara, e incrivelmente curiosa. Trata-se de uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Assim, uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.

A palavra progeria é derivada do grego e significa “prematuramente velho“. As vítimas de progeria nascem bebês normais mas, por volta dos 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce. As principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. Normalmente a morte precoce é causada por aterosclerose.

Não há cura, e sua causa confirmada ainda é desconhecida. Atualmente, cientistas franceses e norte-americanos descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Neste caso as pesquisas estão avançando para uma provável cura da doença, tomara!




okinesst2105_468x665

progeria

Progeria é uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal, uma criança de 7 anos aparenta ter 49 anos e ainda carrega todos os problemas de uma pessoa desta idade.




10 comentários

10 Comments

  1. O uso da internet para compartilhar essas informações é fundamental. Solicito divulgar também esse blog sobre síndromes: http://saude.psicologiananet.com.br/

  2. Olá, Paulo.. Já copiei o link e pode deixarq ue vou preparar algum material sobre essas sindromes que vc sugeriu. Adorei sua participaçlão e volte sempre que puder! BJS ^^

  3. vinicius

    em

    parece até o caso de benjamin button!!

    rsrsrs parabéns pelo site, mto interessante e o q mais me agradou foi a linguagem acessível, entre outras mil coisas! abraços!

  4. Jéssica Natallynne

    em

    :kiss: ola…perabens pelo site e simplesmente maravilhoso….so sentir falta de uma coisa…as referencias!!!!bjussss

  5. olá Natallynne, como o site tem uma linguagem muito simples com o objetivo de esclarescer curiosidades de pessoas que não possuem muito conhecimento científico de Biologia. Eu tenho dispensado refrências algumas vezes. No caso do envelhecimento precoce, utilizei informações de dois sites americanos, inclusive apra as figuras.

  6. Gisele

    em

    🙁 Já conhecia essa doença e sempre fico triste em saber a forma como ela mata, “lentalmente”já vi também um filme que tinha como ator principal um personagem que tinha a mesma doença,no filme o personagem vai á escola e seus coleguinhas de classe não entendem porque ele é grande,já têm pêlos etc…mas aos poucos ele consegue ganhar o seu espaço e todos passam á gostar dele,inclusive a professora por quem ele era apaixondo desde o início,ele consegue se forma e viver o pouco tempo que ainda lhe resta de vida intensamente ao lado de seus amigos e familiares!!!!
    Fico muito feliz em saber que os centistas já estão encontrando meios que expliquem o significado dessa doença,espero que achem a cura o quanto antes para essa pessoas que mal nasceram e já são vitoriosas.

    Mil bjusss e espero ficar sempre atenta pra esses temas,obrigada… Gih

  7. Sandra

    em

    olá parabéns pelo site!
    acabei de ver no jornal sobre essa doença,e apesar de me sentir muito triste
    por ver crianças sofrendo assim o que me consola é que em breve tudo isso acabará conforme descrito no livro Isaias 33:24 onde diz que não haverá mais doenças e de Revelação 21:3-5 onde mostra que até mesmo a dor,o pranto e a morte acabara!:)

  8. Helen

    em

    Excelente matéria! é uma doença rara que as pessoas nem sabem que existem, por isso temos que lembra-la e torcer para a cura! ****futura breve biomédica *****tema do meu tcc….gostaria de pedir se caso tenha artigos sobre a progeria se poderia me mandar…….
    *****obrigada
    Helen

  9. 🙁 Excelente essa matéria, como disse a Hellen.
    Tomara que os cientistas consigam explicar a causa dessa doença que afeta as crianças e consigam também, cura-lá!

    Luiza, 10 anos.

  10. licya

    em

    essa doença deveria existe cura, pois pessoas q tem essa doença morre muitoo cedo e nem aproveita sua vida por inteiroo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo