Curiosidades

Por que rodar no mesmo lugar nos deixa tontos?

Muitas pessoas não sabem, mas o que nos faz conseguir ficar de pé é o nosso equilíbrio (também chamado de sentido vestibular). Sem o equilíbrio é quase impossível colocar os outros sentidos em prática e é ele que informa ao cérebro a posição da nossa cabeça e a aceleração no espaço ( se estamos em movimento ou não).




O cerebelo (que fica na parte de trás da cabeça) reúne as informações do equilíbrio com outros sinais vindos dos músculos e articulações, e ajusta nossos movimentos e a tensão muscular ao longo do corpo para adequar nossa postura e, é claro nos manter de pé! Uma das principais estruturas para o equilíbrio é um conjunto de canais semicirculares preenchidos com um líquido chamado endolinfa. Esses canais são alinhados com os eixos do corpo, e assim, quando movemos nossa cabeça horizontalmente, a endolinfa se movimenta (graças à inércia) sobre células presentes na base destes canais e essas células “avisam” ao cérebro que giramos a cabeça para um lado.

Agora imaginem se começamos a rodar? Bem , a endolinfa irá movimentar nos canais semicirculares e se continuamos rodando, rodando e rodando, os líquidos vão buscar o equilíbrio acompanhando os nossos movimentos. E assim, quando paramos de rodar, a endolinfa continua rodando dentro dos canais. Mas nesse momento, nossos músculos e articulações informam ao cérebro que estamos parados. Agora vem o mais engraçado: Como a endolinfa continua rodando o cérebro recebe o aviso que estamos em movimento. E então, com duas informações contraditórias, o cérebro toma uma decisão:

Cérebro diz: “Se devo estar rodando porque meu sistema de equilíbrio me diz isso, mas na verdade, de acordo com meus músculos, eu parei, então… O mundo está rodando!” Daí pessoal, vem aquela sensação estranha de ” rodar sem estar rodando”: A TONTEIRA!

 4eu1



Ficamos tontos porque o cérebro recebe duas informações contraditórias!

———————————————————-

8 comentários

8 Comments

  1. abdul

    em

    gostei muito ler isto,,,fizeram um bom trabalho,,
    abrigado,,,

  2. Eu gostaria muito de saber como os derviches que eu vi rodarem por horas, no Egito não ficam tontos? Como treinar o cérebro para não ficar tonto?
    Wanda Regina Laguna

  3. Ihh, é mesmo!!! 😮 Vou pesquisar isso, ok Wanda???

  4. Agata

    em

    O jesus Cada comentario ……
    Interessante o Texto !!!
    gotei …. Heheh
    :kiss:

  5. Fuck Yeah

    em

    muito interessante, vlw por botar esse texto, agra eu sei pq fico tonto quando giro =P

  6. Marcelino Gomes

    em

    Boa tarde,

    O texto é muito bom e de fácil compreensão. Obrigado!

  7. Ewerton

    em

    Meu filho fica rodando constantemente. Sabe me dizer se isso faz algum mal?

  8. Luisa

    em

    Obrigada por esta e todas as outras informações que nos tem dado neste ÓPTIMO Diário da Biologia. Adorei esta explicação.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo