Curiosidades

É possível morrer de calor?

É possível morrer de calor?
Esse texto foi informativo para você?

No auge do verão, a temperatura pode chegar a 40 graus. O corpo logo sente: começa o suor, a boca fica seca, a sensação é de total desconforto. Debaixo do sol, a pele parece queimar (e queima mesmo!). Depois de alguns minutos, parece que estamos “morrendo” de calor. Parece exagero, mas saiba que é possível morrer de calor literalmente.

De acordo com especialistas dependendo da temperatura e do tempo de exposição ao calor, o corpo humano pode não resistir e um dos principais perigos do calor excessivo é a desidratação. A desidratação acontece quando o corpo começa a perder líquido. O coração precisa bater mais rápido, o rim pode parar de funcionar, causando insuficiência renal. Outra ameaça perigosa é a lesão de tecidos. Além dos raios solares, que podem danificar a pele, a respiração de ar muito quente pode destruir o tecido pulmonar, impedindo a troca de oxigênio.


O nosso corpo está preparado para funcionar normalmente em 30 e poucos graus. Cada grau acima de 38 graus, ele perde 10% de calor, e grandes riscos aparecem quando a temperatura atinge cerca de 45 graus. Em locais onde é comum chegar a tanto, como no deserto, é fundamental manter-se na sombra e ingerir líquidos, caso contrário, você pode SIM morrer de calor!

Heat-Exhaustion-2

É possível morrer de calor, literalmente!

 

 


Comentários

Novidades

Topo