Curiosidades

Imagens de dentro do corpo humano que você nunca viu!

p54_55

O ESMALTE DOS DENTES: Bem, sabemos que o tecido epitelial se encarregar de proteger nosso corpo das agressões externas formando uma espécie de barreira. Esta imagem mostra um corte em um dente. Nela se pode observar a cobertura de células epiteliais (em verde), encarregada de produzir o esmalte que protege nossos dentes (a parte amarela, na região inferior da imagem). Para quem ainda não sabe: O esmalte dos dentes é a substância mais forte produzida pelos mamíferos.

 p107

LÍNGUA – PAPILAS GUSTATIVAS: A língua se compõe de uma série de células conectadas a fibras nervosas que se encarregam, entre outras tarefas, de perceber o gosto das coisas que colocamos na boca. Ainda que se encontram principalmente na língua, também podem aparecer na faringe. Um humano adulto possui cerca de 10 mil, mas que vão se perdendo com o passar do tempo. Na imagem podemos ver a classe mais comuns das papilas gustativas: as filiformes, que ajudam a processar o alimento e transmitem a informação tátil ao cérebro.

 p58_59

INTESTINO DELGADO: O intestino delgado é a maior parte do sistema digestivo, podendo chegar a medir até oito metros. Por esse motivo, se dobra formando uma série de pregas que aumentam a área de absorção dos nutrientes que chegam através do alimento ingerido. Nesta imagem podemos ver como é o tecido conjuntivo (em marrom) e as células epiteliais (em vermelho).

Comentários

Novidades

Topo