A maior ave do mundo: O Avestruz

Sem dúvida nenhuma a maior ave do mundo é o avestruz. Mas essa ave tão imponente não é só a maior ave do mundo, ela é também a ave mais alta, mais pesada, a mais veloz, a que possui os maiores olhos e é capaz de pôr os maiores ovos!

Os avestruzes, por serem herbívoros e muito grandes, precisam passar a maior parte do tempo comendo e diariamente (quando está no seu habitat natural) atravessa quilômetros em busca de alimento. Quando se sente em perigo, suas coxas potentes permitem que atinja uma velocidade de mais de 72Km/h, ajudadas por patas de dois dedos, parecidas com a de um antílope.

Uma das maiores espécies de avestruz que existe hoje, é o Struthio camelus, este nome (camelus), é uma referência ao fato de necessitar de pouca água, fazendo uso da umidade das plantas suculentas que come, com a ajuda de sua longa traqueia, economiza água, e suas penas funcionam como isolante térmico. Vive na região secas da África e ao sul do deserto do Saara. Pode medir até 2,8 metros de altura, pesar 160 kg e apesar do seu tamanho gigantesco, é uma ave dócil! E quero uma pra mim!

k94_09_38_2

Struthio camelus, a maior espécie de avestruz !

foto-avestruz