Curiosidades

Por que as balas de menta e hortelã deixam a boca fria?

Por que as balas de menta e hortelã deixam a boca fria?
Esse texto foi útil para você?

Parece brincadeira, mas as balas de menta possuem substâncias que enganam o cérebro e causam uma sensação falsa de refresco.

Bom, na mucosa da boca existem receptores especializados que levam ao cérebro informações como frio, calor e dor por meio dos neurônios. Como o neurônio é uma célula, ela é composta entre outros, de membrana e citoplasma.

É na membrana que se encontram estruturas parecidas com tubinhos revestidas com uma proteína muito sensível ao frio. Esses tubinhos são como fechaduras: só abrem com a “chave” certa (encontrada em substâncias frias). Ao beber algo gelado, as fechaduras se abrem e essa informação é levada ao cérebro.




Um neurônio vai passando a informação de frio de um para o outro por conexões químicas. Ao chegar ao cérebro, ele entende que se trata de frio, pois aquele neurônio só trabalha na presença de frio. A bala de menta contém mentol que simula a ação do frio, ou seja, ele tem uma “cópia daquela chave” e consegue abrir a fechadura e assim traiçoeiramente é capaz de mandar a informação falsa para o cérebro. Fantástico, não??


3 comentários

3 Comments

  1. Leyla Dowsley

    em

    super fantastic, adorei

  2. André

    em

    Seria mais interessante se utilizassem termos mais específicos no lugar de “chaves e fechaduras”!

    • Patrícia

      em

      Eu discordo, André! Acho que o bom do blog é a linguagem de fácil compreensão. Eu, por exemplo, sou formada em Administração e leio o blog devido a facilidade de entendimento. Se for para focar em termos técnicos é melhor pesquisar livros, revistas científicas, artigos… Adoro este blog!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo