Animais

Sabia que o urso polar branco tem a pele negra?



Sim, é verdade, por baixo da abundante pelagem do urso polar branco, se encontra uma pele negra e isto serve para atrair melhor a radiação solar e aumentar assim o calor corporal.

A luz que reflete sobre a pelagem, gerando uma falsa sensação de brancura, por que esta na realidade não é branca. Falta cor, é translúcido e parece branco porque possui uma infinidade de pequenas bolhas de ar com a importante função de isolamento térmico do animal. Essas bolhinhas de ar atuam como se fossem partículas em suspensão, dispersando a luz incidente, fazendo com que aparência pareça branca.


No entanto, em determinados momentos e lugares pode parecer meio amarelada ou parda. Neste caso, a perda de calor corporal se encontra muito reduzida tanto pela pelagem e pela cor da derme como pelo espesso tecido adiposo que se encontra por baixo da pele. Durante o verão estes ursos emagrecem e possuem nesta época os músculos fortemente vascularizados que podem irradiar o excesso de calor.

Essa é muito boa: Em SIngapur, os ursos polares do zoológico ficaram verdes em 2004 (isso mesmo, rss…), pois desenvolveram grandes quantidades de algas sobre os pêlos facilitada pelas bolhinhas de água, algo que jamais aconteceria numa região mais fria.

urso-e9474f

Sem dúvida nenhuma, conhecer um pouco mais da biologia destes animais e também sua inteligência e sabedoria é um grande ganho!

Comentários

Novidades

Topo