Animais

“A cigarra cantou até explodir e ficou só uma casquinha”… Veja o que realmente acontece!

Claro que não! Essa história não passa de uma lenda. Mas é muito comum encontrarmos uma “casquinha” transparente em forma de cigarra presa em um tronco de uma árvore. E não posso negar que parece que ela explodiu.. Mas eu garanto que não é nada disso.

Bem, o que acontece com as cigarras é o que acontece com todos os outros artrópodes. Elas “trocam de roupa”, ou seja, elas passam por um processo que chamamos de ecdise ou muda. Vou explicar: De quando a cigarra ainda é uma larva até quando ela se torna adulta, ela precisa trocar sua cutícula externa que é dura e resistente o bastante para não deixá-la crescer. Assim, passa por um processo, em que secreta uma nova cutícula, bastante mole, e, depois de romper a velha cutícula através de uma fenda, sai de dentro dela. A nova “pele” da cigarra é mole e expansível, e ela cresce bombeando ar ou água para seu interior. Quando finalmente a cutícula endurece, ar ou água são substituídos por um real crescimento de tecidos e então ela já está é maior.

Aquela casquinha de cigarra que encontramos no tronco das árvores é apenas o esqueleto velho de uma fase em que ela era menor e mais jovem, geralmente da fase larval. As larvas de cigarra geralmente vivem no solo, e quando estão prontas para se tornarem adultas, sobem pelo tronco das árvores onde se prendem para passar pela muda, que é obrigatória para seu crescimento.




Cigarra5

Aqui, ainda em fase larval a cigarra procura um lugar para se livrar da “casquinha” velha!



Cigarra7

Olha só, ela não explode!! Na verdade ela abandona a “roupa velha”.

Cigarra8

E agora nossa cigarrinha já endureceu a nova cutícula e está pronta para uma nova fase!



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


17 comentários

17 Comments

  1. gabriella

    em

    :love: 😀 :angel: :kiss: legal

  2. Ana Carol

    em

    Fontes?

    • em

      todo biólogo q vc perguntar!

  3. paula

    em

    😀 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( 😆 xD 😉 👿 :p :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :kiss: :angel: :bandit: :alien: 👿 legalllll

  4. Christopher

    em

    shsua interessante …agora pouco uma par de cigarra começo a cantar aki… ai bateu uma curisidade sobre elas… ta ai gostei… vlw

  5. maria vitoria

    em

    se a cigarr fosse amigvel u comia elas igul mel irmao faz eu sei que parece ojeno mas e verdade e eu ainda acho que a cigarra canta ate explodir :alien:

  6. pedro azevedo dias

    em

    😀 não sabia que era assim 😀

  7. Gisele Pereira Lopes

    em

    :love: Muito interessante adorei!!!!!!!!!!!

    bjuh gih :kiss:

  8. roberta

    em

    ;-( esse bichinho nas duas fazes ate q é nojento mas é bem entereçante!!!quando eu tiver um trabalho de ciencias na escola eu vo entra neste site.

  9. Pra mim a cigarra canta ate explodir
    agora a cigarra começou a cantar kkkkk

  10. Florisbela

    em

    Gosto muito do canto das cigarras , e passei a ficar triste quando soube que elas estouravão depois de cantar.Fico feliz com o esclarecimento sobre o assunto, vou continuar a adimirar mais ainda o canto que é lindo. parabéns pela matéria.

  11. Alfredo

    em

    Hje ao anoitetcer, apareceu 1grande Cigarra na janela do meu Ap, seu extridente e melodioso canto emitindo allto som que parecia alarme de auto gostamos muiiiiito!

  12. victória

    em

    cara legal pensei que ela morria e pq no quintal da minha tia tinha a cuticula de no chão
    😀 😉

  13. pitter Pooll

    em

    Gostei do esclarecimento muito bom saber q elas nao estouram

  14. Elenice

    em

    Gostamos muito da publicação, aprendemos bastante (minhas duas sobrinhas e eu), mas ainda ficou uma dúvida, será que poderia nos ajudar nessa pesquisa.
    Outro dia abrimos uma cigarra morta para verificar se tinha órgãos como coração, fígado, intestino , etc., porém só tinha uma coisa “melequenta” com cheiro desagradável por todo o interior e apenas um órgão que parecia dois pequenos pulmões ou rins ou fígados. Poderia informar que órgão é esse, ou se tem outros e já estavam em decomposição? Obrigada antecipadamente pela atenção.

  15. maria

    em

    Qtos anos a cigarra fica dentro da terra até estar pronta para sair? são mesmo 17 anos?

  16. carlos

    em

    Desculpa, adoro o diário de biologia, inclusive sou estudante de biologia (ufpe), lendo a postagem acima vi que você falou em larva de cigarra, certo? não seria, ninfas?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo