Curiosidades

Tristes números do LIXO!

Tristes números do LIXO!
Esse texto foi informativo para você?

Não existe assunto melhor para se abordar no dia do meio ambiente! Quando deixamos nosso lixo na porta de casa, estamos assumindo que ali é o fim de tudo. Como se o caminhão de coleta o levasse para um buraco negro na via láctea e o lixo simplesmente desaparecesse. Não é bem assim que funciona. Aliás, é bem diferente.

Em 80% das cidades brasileiras, o lixo é levado para lugares que chamamos de “lixões”. Os lixões são como “cânceres urbanos”, pois aos poucos vão degradando tudo ao seu redor. São cenários tristes que causam doenças, poluem o ar, o solo, águas subterrâneas e superficiais, além do péssimo impacto visual. Em outros lugares o lixo é levado para Aterros Sanitários, que são como lixões no seu formato “fashion”, com compactação dos resíduos dispostos, drenagem e tratamento dos efluentes e gases gerados, monitoramento ambiental. O que não resolve o problema a longo prazo, pois a vida útil de uma aterro não passa de 15 anos. E, outros lugares simplesmente jogam o lixo dentro de terrenos baldios, pequenos riachos e etc. Enfim… Uma falta de educação sem limite!


Quando o homem “criou” os objetos, não existia uma preocupação ambiental, nunca se imaginou que um dia faltaria espaço para lixo no planeta. Do que vai parar no lixo, 35% poderiam ser reutilizados ou reciclados, como vidro, alumínio e plástico, e outros 35% transformados em adubo orgânico. Isso significa que apenas 30% do lixo é realmente lixo.

É preciso cuidar do seu lixo, e assim respeitar seu próprio espaço! Para ilustrar o post, tenho algumas imagens desagradáveis, mas muito necessárias!

lixo_copa580

Após a festa de réveillon são retirados cerca de 700 toneladas de lixo das praias do Rio de Janeiro!

1327848852_521c7ddf9d_o

Em 2020 o lixo acumulado na China pode chegar a 400 milhões* de toneladas! *(não digitei errado, o valores são estes mesmo!).

image

Lixo de campanha política.  Que falta de educação!


Comentários

Novidades

Topo