Curiosidades

Tristes números do LIXO!

Não existe assunto melhor para se abordar no dia do meio ambiente! Quando deixamos nosso lixo na porta de casa, estamos assumindo que ali é o fim de tudo. Como se o caminhão de coleta o levasse para um buraco negro na via láctea e o lixo simplesmente desaparecesse. Não é bem assim que funciona. Aliás, é bem diferente.

Em 80% das cidades brasileiras, o lixo é levado para lugares que chamamos de “lixões”. Os lixões são como “cânceres urbanos”, pois aos poucos vão degradando tudo ao seu redor. São cenários tristes que causam doenças, poluem o ar, o solo, águas subterrâneas e superficiais, além do péssimo impacto visual. Em outros lugares o lixo é levado para Aterros Sanitários, que são como lixões no seu formato “fashion”, com compactação dos resíduos dispostos, drenagem e tratamento dos efluentes e gases gerados, monitoramento ambiental. O que não resolve o problema a longo prazo, pois a vida útil de uma aterro não passa de 15 anos. E, outros lugares simplesmente jogam o lixo dentro de terrenos baldios, pequenos riachos e etc. Enfim… Uma falta de educação sem limite!

Quando o homem “criou” os objetos, não existia uma preocupação ambiental, nunca se imaginou que um dia faltaria espaço para lixo no planeta. Do que vai parar no lixo, 35% poderiam ser reutilizados ou reciclados, como vidro, alumínio e plástico, e outros 35% transformados em adubo orgânico. Isso significa que apenas 30% do lixo é realmente lixo.

É preciso cuidar do seu lixo, e assim respeitar seu próprio espaço! Para ilustrar o post, tenho algumas imagens desagradáveis, mas muito necessárias!

lixo_copa580

Após a festa de réveillon são retirados cerca de 700 toneladas de lixo das praias do Rio de Janeiro!

1327848852_521c7ddf9d_o

Em 2020 o lixo acumulado na China pode chegar a 400 milhões* de toneladas! *(não digitei errado, o valores são estes mesmo!).

image

Lixo de campanha política.  Que falta de educação!

Comentários

Novidades

Topo