Animais

Monstro dos mares! O tubarão baleia é o maior peixe do mundo!

Monstro dos mares! O tubarão baleia é o maior peixe do mundo!
Esse texto foi útil para você?

Sim, o tubarão baleia é o maior de todos os tubarões e maior peixe vivo conhecido. É também o responsável por emocionantes espetáculos do oceano, exibindo seu tamanho colossal e a grande boca que o tornam facilmente reconhecível.

O tubarão baleia pode chegar a pelo menos 20 metros de comprimento e pesar cerca de 12 mil quilos. Podem ser vistos em mares temperados quentes e tropicais, exceto o Mediterrâneo. Alimentam-se principalmente de plâncton, cardumes de pequenos peixes e lulas. Possuem o habito de visitar regularmente os mesmos locais e nas épocas do ano, provavelmente para aproveitar certos acontecimentos, como a desova dos corais e o florescimento regular de plâncton. Com isso acabam se tornando a atração principal no eco turismo, principalmente da Austrália.


Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas infelizmente são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas. Mais de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora para atingir a maturidade. Em 2007 um exemplar de 18 metros foi capturado por pescadores filipinos que não hesitaram em “fatiar” o pobre bicho diante de centenas de curiosos (foto).

diver-and-whale-shark

whale-shark-and-diver

Rhincodon typus (tubarão baleia). Reparem o tamanho do mergulhador em relação ao tamanho do peixe.

whalesharkwenn_468x336


Comentários

Novidades

Topo