Curiosidades

Por que a água do mar é salgada?

 Para início de conversa, o cloreto de sódio (o nome químico do popular sal de cozinha), não é a única substância dissolvida nos oceanos, existem outros minerais que participam do “tempero” da água. No mar também há cloreto de magnésio, bicarbonato de cálcio, sulfato de magnésio, sulfato de cálcio e cloreto de potássio, entre outros. O sabor salgado do cloreto de sódio acabou predominando porque a substância é, de longe, bem mais abundante que as outras.




O que muita gente não sabe é que na verdade o sal existente no mar sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos. Mas para entender direito como isso funciona, é preciso entender algumas curiosidades do ciclo da água: No nosso planeta, 84% do total da água evaporada em direção à atmosfera sai dos oceanos. No entanto, por causa da ação dos ventos, apenas 77% do total de água que retorna à superfície em forma de chuva cai sobre esses mesmos oceanos. Com os rios, a proporção é diferente: eles recebem mais água do que perdem, exatamente o contrário do que ocorre nos oceanos. Para manter o sistema em equilíbrio, os rios correm para o mar.

Quando percorrem os continentes, as águas dos rios carregam íons de cloro e de sódio. Esses íons se soltam das rochas nos leitos dos rios e se unem formando o cloreto de sódio, o sal de cozinha, que é levado junto com a água dos rios até o mar.

Bom, aí como o sal não evapora com a água, toda essa substância carregada pelos rios do planeta vai se acumulando nos mares. A repetição desse processo ao longo de centenas de milhões de anos de formação da Terra aumentou a concentração do cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje em dia.



Por-Que-a-Agua-Do-Mar-e-Salgada-1

O sal existente no mar sai das rochas, é carregado pelos rios e se concentra nos oceanos.



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


32 comentários

32 Comments

  1. Luqüécia Vilaça

    em

    Achei a resposta de fácil compreensão e bem clara….

  2. Luqüécia Vilaça

    em

    Achei a resposta clara e objetiva

  3. paulo

    em

    eu acho que a agua do mar e salgada porque as pessoas deitaram muitos sacos de sal e a agua ficou salgada Fim!!!!!!!!!!!!!

  4. leandro

    em

    eu acho que a agua e salgada porque as pessoas estavam num barco a descutir uma a puchar o bacalhao dum lado e outra a puchar doutro lado e tanto pucharam que o bacalhao foi parar no mar e a agua ficou salgada

  5. ana rita

    em

    eu nao sei

  6. Mario Sergio Amendola

    em

    Esse tipo de matéria,que é comentada de forma simples,sem dúvida ilustra bem toda criança e adolescente. Espero que cada vez mais haja informações preciosas para o desenvolvimento cultural de todos nós. Parabens e obrigado…

  7. Obrigada Mário, o meu objetivo é mesmo esclarecer as dúvidas das pessoas com uma linguagem clara. è bom saber que tenho alcançado meu objetivo!
    bjs

  8. :straight: :kiss: :angel: :bandit: :alien: hhgggggfkhjdfhlgkd:D 🙂 ^_^ 🙁 😮 8) ;-( xD 😆 xD 👿 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick:

  9. julie

    em

    esclareceu o que eu precisava é muito bem esplicado aprendi muita coisa que me serviu para varias outras
    obrigada :love:

  10. julie

    em

    :kiss: ^_^ ;-( :love: muito obrigada de novo

  11. gostei da sua ideia muito obrigada vc me fez tirar dez em geografia :love: :angel: :bandit: :kiss: 😀 🙂 ^_^ 8) 😆 :p :whistle: :woot:

  12. a agua do mar é salgada por que jogaram sal derrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr 😀

  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!! :woot: dãaaaannn!!!

  14. a agua dod oceanos e salgada pq jogam sal

  15. tipo que a agua fala tipoLOL

  16. Débora Costa

    em

    Bem eu achei a resposta ”porque a agua do mar é salgada?”Muito clara pois explica muito bem e acho q foi assim oque aconteceu mesmo. 😀 🙂 😆 :p :woot:

  17. Débora Costa

    em

    :love:

  18. :p Eu acho durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios – que, por sua vez, dissolveram rochas de diferentes períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), é encontrado em abundância. Como todos os cursos d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo. Ainda assim, a salinidade de uma massa de água depende principalmente de sua taxa de evaporação, que acaba determinando a concentração do sal. É por isso que lagos e açudes podem tornar-se salgados em regiões de muito calor, como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares equatoriais são mais salgados que os polares. Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno.

  19. Eu acho que durante centenas de milhões de anos, a chuva foi formando os rios – que, por sua vez, dissolveram rochas de diferentes períodos geológicos, nas quais o sal comum, cloreto de sódio (NaCl), é encontrado em abundância. Como todos os cursos d’água correm para o oceano, os mares ficam com quase todo o sal dissolvido nesse processo. Além disso, as partículas de cloro e de sódio suspensas na atmosfera também são levadas pela chuva, completando o processo. Ainda assim, a salinidade de uma massa de água depende principalmente de sua taxa de evaporação, que acaba determinando a concentração do sal. É por isso que lagos e açudes podem tornar-se salgados em regiões de muito calor, como ocorre no Nordeste brasileiro. Por essa mesma razão, os mares equatoriais são mais salgados que os polares. Os mais salgados do planeta são o Mar Morto, no interior da Ásia, e o Mediterrâneo. O menos salgado é o Mar Báltico, no norte da Europa, que, por causa do seu baixo teor de sal, chega a ficar congelado durante o inverno. 🙂 😀

  20. suzana

    em

    niguem por mais sabio que seja pode decifrar os misterios que Deus deixou pois ele e o criador dos Ceus terra mares por mas que os cientitas queram saber nao descubrirao o segredo da natureza :

    • Camila

      em

      Pois é, mas infelizmente Deus não pode nos contar a “verdade” então só nos resta os cientistas.. =S

    • Realmente Deus não nos contou seus segredos, pois ele fez o homem com capacidade de raciocinar, inteligência e sabedoria, então eu acho que ele disse a seguinte faze: ” Que o homem descubra” !!!

  21. luciana

    em

    :p gostei das respostas sao maneiras vou terar des em ciemcias

  22. pipoca

    em

    Eu acho que a água do mar é salgada por que no fundo do mar há uma fabrica em que os peixes trabalham e fazem sal. E os peixes mais grandes e fortes andam a distribuir esse sal nadando com sacos cheios de sal pelos oceanos…Lol!!! 🙂

  23. ana

    em

    achei muito interessante

    :love: 😀 :angel: :kiss: :woot: :whistle:

  24. Amanda Cabrini

    em

    muito bom, tirei minha duvida para a pesquisa de quimica

  25. Valéria

    em

    Foi a explicação mais clara que achei para dar para crianças de 6 anos.
    VALEU

  26. 😀 👿 gostei da resposta mas vc deve melhorar mais 😉 👿

  27. ariane francine

    em

    😀 adorei nunca encontrei uma resposta tao complexa tudo bem obrigago pela ajuda continua ajudado as pessoas asim com respostas pra la de complexas bijao :love:

  28. alessandra ribeiro

    em

    😀 vse esclareceu a minha duvida :love: :woot:

  29. Luiza Parreiras

    em

    Olá! Eu gostaria de saber porque parece que a água do mar é azul?
    Obrigada!

  30. Daniela

    em

    como a água do mar ficou salgada ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo