Todos os segredos dos camelos!

Os camelos são animais que não deixam de nos surpreender pelos seus hábitos de sobrevivência. Eles podem se manter com pouca água, podem encontrar comida onde outros animais não podem, suportam o calor e o frio extremo dos desertos e ainda, aprendeu a conviver com os seres humanos. São animais especiais.

Mas como os camelos podem viver tanto tempo sem água? Enquanto os seres humanos não sobrevivem mais de uma semana sem água, os camelos ficam tranquilamente 10 dias sem se desidratar. O tempo que esses animais podem ficar sem água depende da quantidade de acesso à comida, a temperatura durante o dia e noite, do vento e até se está trabalhando os descansando. No deserto do Saara (o maior do mundo), um camelo pode ficar vários dias sem beber água, mas isso não significa que não a consiga, pois ele consegue água através das plantas que come. Este é o segredo!

Se a temperatura permanece entre 30 e 35 ºC os camelos não precisaram beber água pelo menos por duas semanas. Claro que, se a temperatura sobe, exige que bebam a´gua com mais freqüência. Onde as temperaturas alcançam 48ºC os camelos bebem água a cada 5 dias, mas podem sobreviver até 10 dias sem uma gota d’agua. E quando podem beber água, de uma só vez esses bichinhos ingerem cerca de 106 litros de água e podem chegar a 170 litros dependendo do tamanho do animal.

No mais, os camelos agüentam muito bem a desidratação. Se nós morremos ao perder 12% da água do corpo, os camelos podem perder 40% sem qualquer perigo. E acreditem, esses animais podem suportar temperaturas internas de 42ºC sem que o organismo adoeça!

camelo

Os camelos agüentam passar 10 dias sem beber água, mas quando podem, eles bebem mais de 106 litros de água de uma só vez.

————————————————————————————-