Animais

Já pensou em ficar grávida por mais de 3 anos?





Não existe mãe que carregue ovos ou filhotes por mais tempo que o necessário, mas a salamandra alpina é capaz de fazer isso durante três anos e dois meses. É a mais longa gestação entre os animais vertebrados, ultrapassando inclusive a gestação de 20 a 22 meses do elefante asiático.

Mas qual serão os motivos? A explicação está no clima da região alpina: úmido e frio, com um período curto de primavera e verão, estações em que a salamandra se mantém ativa. De fato, quanto mais alto é o lugar em que ela vive, mais longa é a sua gravidez. O mais provável é que à medida que aumenta a altitude, fica cada vez mais difícil para ela encontrar alimento suficiente para se sustentar e gerar seus filhotes em uma única primavera/verão.


Ao contrário da maioria dos outros anfíbios, essa salamandra não põe ovos. Em vez disso, ela nutre os filhotes internamente, em seus ovidutos, ela produz 20 ou mais ovos em cada oviduto, mas só um ovo se desenvolve em cada um deles e os outros servem de alimento para as duas larvas que se desenvolverão. O mais intrigante é que os filhotes possuem dentes especiais para “roer” o aparelho reprodutor da mãe e obter o alimento que precisa para superar a longa gestação e se metamorfosear de larva para salamandra inteiramente formada antes do nascimento. Depois que nascem eles são independentes e se cuidam sozinhos.

salamandre-de-lanza_01

A Salamandra alpina vive nas regiões alpinas da Europa e a sua gestação pode durar até 38 meses.

————————————————————————————-

Comentários

Novidades

Topo