Animais

O que é o chocalho da cobra cascavel?

A cobra cascavel é um réptil muito comum no Brasil e apesar de ser venenosa, não podemos negar que é um animal fantástico, principalmente por apresentar aquele chocalho interessantíssimo na ponta da cauda. Mas vocês já pararam para pensar do que exatamente é feito o chocalho da cascavel? Ou como ele é formado? E porque faz aquele barulhinho?

Aquele chocalho na verdade é formado por segmentos endurecidos, e quando a cobra se sente ameaçada, ela balança a cauda, resultando naquele barulhinho característico que geralmente, afasta rapidamente o perigo. A finalidade do som produzido pelo guizo é de advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma ótima chance de evitar o confronto, não é?


A cascavel, por razões não bem entendidas, em vez de sair completamente de sua pele antiga, mantém parte dela enrolada na cauda em forma de um anel cinzento grosseiro. Com o correr dos anos, estes pedaços de epiderme ressecados formam os guizos que, quando o animal vibra a cauda, balançam e causam o ruído característico. E é através desta informação que os especialistas ficam sabendo quantas mudas de pele aquela cobra teve.

O veneno da cascavel é muito forte. Algumas espécies de cascavel possuem em seus venenos propriedades proteolíticas (necrosante) , outras (como as que ocorrem aqui no Brasil) possuem veneno neurotóxico (que atua no sistema nervoso), fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração, o que pode levar a morte. As Cascavéis são perigosas, mas só são agressivas se forem molestadas.

Cauda-cascavel

As cascavéis possuem um chocalho característico na cauda, e estão presentes em todo o continente americano.

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.