Animais

Sensacional: os chimpanzés se automedicam!

Já sei o que vocês vão dizer: Os humanos são os maiores usuários de remédios. Mas não somos os únicos, e pesquisas de comportamento animal revelam um impressionante conhecimento farmacêutico entre os outros animais.

Bem, de acordo com pesquisas recentes, o chimpanzé está no topo da lista. Esses bichinhos, assim como nós, de vez em quando também sofrem de dor de estômago depois de comerem muito ou após a ingestão de toxinas. Eles também hospedam parasitas e contraem doenças, além de sofrerem com o estresse e suas conseqüências.


Não é de se surpreender que um primata inteligente, como o chimpanzé, que aprende por tentativa e erro e pelo exemplo, utilize produtos medicinais, já que o seu habitat está cheio deles. São diversas ervas utilizadas por esses animais. E saiba que muitos deles são também utilizados por nós em nossos medicamentos e chás que tomamos sempre que há necessidade. Na Tanzânia, os chimpanzés que sofrem de diarreia utilizam as folhas amargas de uma planta conhecida pela população da região como “mujonso” que é usada para tratar malária, diarreia ameboide e verminoses em geral. Por toda a África, os chimpanzés são visto à procura de plantas nativas, arrancando folhas inteiras, dobrando-as cuidadosamente, e imediatamente engolindo sem mastigar. As folhas são expelidas inteiras e com elas os parasitas intestinais. Impressionante, não??

Ao que parece muitos outros animais se automedicam. Os macacos-prego já foram vistos esfregando o pelo em plantas de propriedades curativas e como repelentes de insetos. Os Lêmures esfregam no pelo substâncias químicas extraídas das centopeias para matar os insetos. Uma elefanta foi observada a procura de folhas de uma árvore com propriedades que induzem o parto pouco antes de dar a luz.

Assim pessoal, diante da nossa necessidade (que aumenta a cada dia) de novos remédios e antibióticos, tais exemplos são uma boa razão para que se mantenha intacta a nossa & #8220;Farmácia da Natureza” com o máximo de respeito possível!

chimp

O Chimpanzé (Pan troglodytes) apresenta uma incrível capacidade de automedicar-se.

 ———————————————————————— ————-


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo