O menor réptil do mundo

Na verdade, existem dois detentores do recorde de menor réptil do mundo, e ambos foram descobertos no Caribe. O primeiro deles é o lagarto cujo nome científico é Sphaerodactylus parthernopion descoberto em 1964 nas Ilhas Virgens Britânicas. Em 1988, foi descoberto o lagarto Jaragua na Ilha Beata, República Dominicana. Tanto um como outro medem apenas 16 mm (ou seja, só 1,6 cm) da ponta do focinho à base da cauda.

A vantagem de ser pequeno para esses bichinhos está na facilidade para esconder-se caso apareça um predador, e também na menor necessidade de comida, que facilita a sobrevivência numa ilha onde o alimento é limitado, claro! Mas quando se é extremamente pequeno, a superfície do corpo é proporcionalmente maior em relação ao seu volume, o que acarreta o risco de desidratação devido a evaporação. O lagarto Jaragua sobrevive correndo por cima e no meio de folhas úmidas no que resta da floresta da ilha comendo pequenos insetos. Na verdade, os cientistas acreditam que ele talvez tenha assumido o papel que, em terra firme, normalmente seria desempenhado por uma aranha, fazendo o controle dos insetos dentro da Cadeia Alimentar.

Tecnicamente este lagartinho simpático não corre risco de extinção, mas infelizmente, ele não está livre dessa ameaça porque grande parte da floresta em que vive foi desmatada e restam apenas 10% do seu habitat original… Muito triste!!

 worlds_small_animals_lizard_183dmfn-183dmlq

O Lagarto Jaragua, vive na Ilha Beata (Republica Dominicana), mede apenas de 1,4 a 1,6 cm.

  ————————————————————————