Animais

Por que a teia de aranha é tão resistente?



As aranhas possuem várias glândulas localizadas no abdômen, as quais produzem os fios de seda. Cada glândula possui um tipo de fio específico e conhecemos sete diferentes tipos de glândulas, mas atenção: casa aranha possui apenas algumas dessas glândulas e não todas ao mesmo tempo.

As glândulas Ampullaceae são usadas para produzir os fios por onde a aranha anda. Pyriformes produzem fios para conexão dos outros fios. Aciniformes produzem fios para encapsulamento das presas. Tubiliformes para os casulos e Coronatae pé suada para produção de fios adesivos. Existem pequenos tubos móveis ligados a cada uma das glândulas e estas glândulas podem variar de 2 a 50.000.. (uau!!!!)


A seda produzida para o fio é constituída principalmente de proteína e algumas aranhas têm a capacidade de reciclar suas teias. Isso acontece porque a teia precisa ser renovada com freqüência e, como na fabricação existe um gasto muito grande de nitrogênio, sabe o que a aranha faz? Ela devora sua própria teia para reaproveitar o nitrogênio. A seda da teia de aranha é tão resistentes que alguns especialistas chegaram a hipótese de que, caso fosse possível construir uma teia com espessura do fio equivalente ao de uma caneta esferográfica, ela seria capaz de sustentar um Boeing 747. Bem, da natureza não se pode duvidar de nada…

3883

Algumas tribos da América do Sul empregam as teias de aranha como hemostático em feridas!

A verdade é que inúmeros cientistas têm realizados projetos milionários em todo o mundo tentando copiar as propriedades da seda que a aranha produz e o método que elas utilizam para fabricar a teia, porém até hoje nenhum deles conseguiu se quer se aproximar de um resultado parecido!

Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.