Animais

Essas informações sobre o quanto uma teia de aranha pode ser forte, vão te deixar de boca aberta!

Essas informações sobre o quanto uma teia de aranha pode ser forte, vão te deixar de boca aberta!
1.5 (30%) 2 votes

As aranhas possuem várias glândulas localizadas no abdômen, as quais produzem os fios de seda. Cada glândula possui um tipo de fio específico e conhecemos sete diferentes tipos de glândulas, mas atenção: cada aranha possui apenas algumas dessas glândulas e não todas ao mesmo tempo.

As glândulas Ampullaceae são usadas para produzir os fios por onde a aranha anda. Pyriformes produzem fios para conexão dos outros fios. Aciniformes produzem fios para encapsulamento das presas. Tubiliformes para os casulos e Coronatae é usada para produção de fios adesivos. Existem pequenos tubos móveis ligados a cada uma das glândulas e estas glândulas podem variar de 2 a 50.000.. (uau!!!!)


A seda produzida para o fio é constituída principalmente de proteína e algumas aranhas têm a capacidade de reciclar suas teias. Isso acontece porque a teia precisa ser renovada com freqüência e, como na fabricação existe um gasto muito grande de nitrogênio, sabe o que a aranha faz? Ela devora sua própria teia para reaproveitar o nitrogênio. A seda da teia de aranha é tão resistentes que alguns especialistas chegaram a hipótese de que, caso fosse possível construir uma teia com espessura do fio equivalente ao de uma caneta esferográfica, ela seria capaz de sustentar um Boeing 747.

A verdade é que inúmeros cientistas têm realizados projetos milionários em todo o mundo tentando copiar as propriedades da seda que a aranha produz e o método que elas utilizam para fabricar a teia, porém até hoje nenhum deles conseguiu se quer se aproximar de um resultado parecido!

A mais resistente do mundo

Cientistas descobriram que a teia da aranha Darwin Bark é a maior do mundo e seu fio é dez vezes mais resistente do que o Kevlar (uma fibra sintética considerada extremamente forte). A Darwin Bark mede cerca de 3 centímetros, mas suas teias podem chegar a 25 metros de comprimento com um centro mais forte de 2,8 metros quadrados. Com esse tamanho a teia pode aguentar duas vezes mais pressão do que a teia de aranha normal, o que a torna 10 vezes mais forte que o Kevlar – tornando-se o material biológico mais forte já encontrado.


Comentários

Novidades

Topo