Animais

O lugar mais incrível do nosso planeta, talvez fique onde você nunca irá! A zona abissal abriga seres bizarros!

O lugar mais incrível do nosso planeta, talvez fique onde você nunca irá! A zona abissal abriga seres bizarros!
Esse texto foi útil para você?

A biologia é linda, mas é também muito bizarra. E ser bizarra, muitas vezes a faz ficar mais linda ainda. Vocês já ouviram falar na zona abissal? O que vocês sabem sobre os bichos que vivem lá?

A zona abissal é a mais profunda zona dos oceanos, geralmente com mais de 4 mil metros de profundidade (ou mais) onde a luz do sol nunca chega e a temperatura é sempre muito baixa. A temperatura geralmente é de 0 e 4ºC e apresenta uma pressão tão alta que pode esmagar um cilindro de oxigênio (cilindro de mergulho).


Um lugar tão extremo, não deveria ter nenhum ser vivo, não é? Mas não é assim, existem os seres abissais representados por estranhas espécies de peixes com características extremamente peculiares e diferentes do que estamos acostumados. São bichos que fascinam os cientistas pelas adaptações a vida sob pressões insuportáveis, pouco alimento e reprodução difícil.

As adaptações dos peixes abissais são impressionantes, alguns tem boca e estômago capazes de engolir e digerir presas com o dobro do seu tamanho, pois a comida é escassa, eles precisam de se garantir quando chega a hora de comer. Nas condições em que vivem, em ambientes inóspitos, muitos desses peixes desenvolveram sistemas orgânicos destinados a iluminar as trevas e atrair as presas: possuem uma luminescência no próprio corpo, que acendem e apagam como lanternas quando necessário.

Um dos peixes mais importantes e conhecidos da zona abissal é sem dúvida o Melanocetus johnsoni. Ele possui uma boca grande com dentes afiados, olhos pequenos e uma espécie de “isca” com bactérias luminescentes, que atraem as presas. Esta isca é um apêndice luminoso na cabeça que move-se em torno da enorme boca. As presas pensam que vão petiscar o ponto de luz, mas a realidade não é o que parece. Elas serão devoradas impiedosamente!

Melanocetus-johnsonii

Melanocetus johnsoni, das profundezas do oceano. É bizarro, mas é interessantíssimo!

  ————————————————————————


Comentários

Novidades

Topo